A fábrica Mitsubishi Fuso no Tramagal assinala 60 anos. É um dos maiores empregadores da região e o terceiro maior fabricante automóvel em Portugal. A fábrica produziu 11 800 camiões ligeiros em 2023, um recorde histórico de produção para a unidade. A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) serve como centro de produção da FUSO para os camiões ligeiros Canter e eCanter para os mercados europeus.
“A paixão e o alto nível de qualificação dos nossos trabalhadores são surpreendentes. E com o eCanter totalmente elétrico, impulsionamos a transformação. Em simultâneo, o nosso conhecimento e herança passados guiar-nos-ão para o futuro”, refere Arne Barden, CEO da MFTE no Tramagal desde janeiro de 2022.
História da fábrica do Tramagal e foco na sustentabilidade
Nos 60 anos desde o início da produção, mais de 260 mil unidades foram fabricadas no Tramagal, vila do município de Abrantes (Santarém). O modelo mais reconhecido é o Canter, camião ligeiro da FUSO, que a fábrica começou a produzir em 1980. Hoje, os veículos montados na MFTE são expedidos para 33 mercados europeus e para Marrocos.
As instalações do Tramagal foram fundadas em 1964 como uma joint-venture entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante francês de camiões Berliet. As operações começaram com a montagem CKD (sigla em inglês para completely knocked down, ou, em português, completamente desmontada) para a Mitsubishi Fuso Bus and Truck Corporation em 1980. Nos anos seguintes, a fábrica produziu o camião ligeiro FUSO Canter para o mercado português, bem como o camião médio Fuso, a pick-up Mitsubishi L 200, o furgão L 300 e o todo-o-terreno Pajero.
Em 1990, a fábrica foi adquirida pelo importador português Mitsubishi Motors Portugal e, em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation assumiu a unidade e decidiu concentrar-se na produção do FUSO Canter.
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A fábrica passou a integrar a Daimler AG em 2004, após a aquisição da participação maioritária da Mitsubishi Fuso pela empresa. Em 2017, iniciou-se no Tramagal a produção do primeiro eCanter elétrico a bateria da FUSO em produção em pequenas séries. Desde 2023, o eCanter Next Generation é fabricado em produção em série.
A unidade alcançou a neutralidade de CO2 no balanço das suas operações em 2022, devido à geração local de eletricidade verde e outras medidas. A fábrica afirma ter como meta melhorar continuamente a sua estratégia ecológica. A MFTE também está a testar tecnologias para a produção local de hidrogénio verde. “Outra medida no domínio da sustentabilidade é a redução do consumo de água: a nova estação de tratamento de água da MFTE já trata mais de 60% da água de processo e devolve-a ao ciclo produtivo. Ao mesmo tempo, está em obras um sistema otimizado de recolha de águas pluviais para uma irrigação mais sustentável das áreas verdes”, indica a empresa em comunicado.
Empregador de gerações de trabalhadores
A fábrica da MFTE no Tramagal é o terceiro maior fabricante automóvel em Portugal (depois de Volkswagen Autoeuropa em Palmela e Stellantis em Mangualde) e um dos maiores empregadores da região de Santarém. Muitos dos mais de 600 trabalhadores da MFTE estão há longa data na empresa e há até três ou quatro gerações de uma família que trabalham na fábrica. Paulo Simão, responsável de compras, é um deles. O pai e o avô também trabalharam no MFTE no Tramagal. E o filho Miguel seguiu a tradição: atualmente trabalha na manutenção.
“A MFTE aposta na formação e desenvolvimento dos seus colaboradores no que diz respeito à transformação. No ano passado, o MFTE anunciou a sua parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. O novo programa de formação que prevê perspetivas de carreira para jovens profissionais da região do Tramagal terá início em 2024”, conclui o comunicado da Daimler Truck.
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