A aposta da Nissan em incrementar uma linha de modelos com diferentes níveis de eletrificação, tanto para modelos de passageiros, como comerciais vem contrabalançar o anúncio do fim do investimento em novos motores de combustão interna puros para automóveis de passageiros, a partir de 2023, isto no que diz respeito ao mercado europeu.
Uma política arrojada do construtor da Aliança que assim, aposta na entrada de uma nova era de mobilidade. O construtor adianta mesmo que até 2026, espera que 75% do seu mix de vendas no mercado do “velho continente” seja eletrificado e até ao final desta década espera atingir mesmo a fasquia dos 100%.
No segmento dos SUV, onde foi pioneira, responde com o Juke Hybrid, o ainda recém-chegado Qashqai e o novo X-Trail, este dois últimos com as novas motorizações e-Power.
No campo dos 100% elétricos, teremos novidades do Leaf, a estreia do crossover Ariya e a nova Townstar que também vai ter uma motorização totalmente elétrica.
“A Nissan está a avançar para um futuro eletrificado, com a Europa a liderar. Aproveitando a nossa presença global e parcerias da Aliança, este é um momento histórico para a Nissan na Europa. Estabelecemos uma direção clara através da Ambition 2030 e com a nossa nova gama eletrificada estamos verdadeiramente a preparar o caminho para um futuro sustentável”, referiu Guillaume Cartier, presidente da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).
Ofensiva eletrificada

Entre os adeptos dos SUV ou crossover compactos, atualmente mais conhecidos por B- SUV, o construtor revalida a aposta no JUKE, agora na variante Hybrid, que conta com o trabalho conjunto de bloco a gasolina de 1.6 litros e uma unidade elétrica, gerando uma potência conjunta de 140 cv.
Referência ainda para a tecnologia e-Pedal, estreada no Leaf e que agora chega também ao Juke e que permite gerir os momentos de aceleração e desaceleração/travagem num único pedal.
e-POWER presente no Qashqai e X-Trail

A exclusiva motorização e-POWER é o ponto de honra tanto no Qashqai como no X-Trail.
Esta tecnologia garante uma condução totalmente elétrica sem necessidade de uma fonte de carregamento externa. Neste caso é o motor 100% elétrico que alimenta as rodas, cabendo a um pequeno motor de combustão a função de recarregar a bateria em movimento.
Para além do e-POWER, o X-Trail conta ainda com a tecnologia de tração integral e-4ORCE.
Veja ainda: Quase 70% dos portugueses consideram elétrico ou híbrido.
Aposta 100% elétrica

Nesta ofensiva elétrica referência para o Nissan Leaf que já assumiu um estatuto de best-seller , numa carreira comercial que já ultrapassou uma década, continuará a ser o “cavalo de batalha” da marca em termos de volume de vendas, sustentada na reconhecida relação preço qualidade.

Por seu lado, o Nissan ARIYA assinala a entrada da marca nipónica na categoria dos SUV coupé 100% elétricos. Concebido sob a plataforma CMF-EV que serve outros modelos da Aliança como é o caso do Renault Mégane E-Tech Electric, tem estreia prevista para o início do verão e apesar de ainda não haver dados oficiais sobre preços, tudo indica que começarão qualquer coisa acima dos 40 mil euros.

No segmento dos comerciais a Townstar também irá estrear uma versão 100% com um motor de 122cv (90 kW) e 245 Nm de binário. O furgão compacto, congénere da Renault Kangoo, com uma autonomia de 300 km, será uma opção a ter em conta para os profissionais dos grandes centros urbanos.
Comentários