O facto da Audi estar a desenvolver um SUV acima do Q8, deixou de ser um segredo, quando foi apanhado pela primeira vez durante testes de inverno no extremo norte da Europa. Previsto entra em comercialização em 2025, mas provavelmente poderá não vir para a Europa.
O SUV topo de gama da Audi, o novo Q9, foi finalmente visto ao vivo, na versão camuflada, nos testes de inverno no extremo norte do país. Com mira apontada aos concorrentes BMW X7 e ao Mercedes GLS, é algo incerto se o SUV de 5,20 metros de comprimento será visto nas estradas da Europa.
A principal razão da dúvida quanto a comercialização na Europa prende-se com o facto do construtor de Ingolstadt prever o abandono dos motores de combustão até 2026. Por essa razão, ninguém tem a certeza se o protótipo vai estar realmente pronto para o mercado, principalmente com o novo Q6 e-tron na forja.
Indiscutivelmente este modelo que foi avistado, tem motor de combustão, pela grelha do radiador de dimensões generosas e as duas saídas de escape.
O design deve ter uma proximidade com o novo Audi Q8, no qual se destaca os faróis de LED estreitos e um padrão de favo de mel na grelha. No interior não deve de diferir do novo Audi Q6 e-tron que deve de ser apresentado muito em breve, uma vez que o “primo” Porsche Macan já foi relevado e que terá muitas semelhanças (plataforma, baterias, motores, etc). Para além do novo sistema de info entretenimento vai estar disponível um ecrã para o passageiro. Ainda este modelo, com as suas generosas dimensões deve de contar com 3 filas de bancos visando as grandes famílias.
Relativamente a motorizações nada está definido, mas dependendo da plataforma a utilizar o novo Audi Q9 pode ter um sistema híbrido plug-in, que pode ser a versão de “salvação” para a Europa.
A procura por SUVs grandes dimensões e com motorizações generosas persiste, principalmente nos Estados Unidos. Tanto o X7 quanto o GLS ainda têm motores de oito cilindros, apesar do downsizing e da eletrificação por parte da BMW e da Mercedes.
Veja tambem: Audi RS 6 Avant GT com 630 cv
Por outro lado, a Audi tem uma variedade de motores disponíveis que pode optar por usar. Desde os PHEVs de 4 cilindros previstos para o mercado chinês, seguindo pelo diesel de 6 cilindros para a Europa e, principalmente para o mercado americano, o V8 de 4,0 litros de grande cilindrada que se encontra nos modelos mais desportivos da Audi. Este verão vai ser apresentados as versões PHEV da Lamborghini e Bentley. Há vários anos, o principal SUV da Porsche, Cayenne, e também o familiar Panamera, possuem um V8 eletrificado. O potencial Audi (S)Q9 V8 PHEV seria uma alternativa intrigante ao BMW XM, mas que obrigaria a retirar a última fila de bancos.
Com tantas possibilidades e incertezas resta aguardar pelas notícias de Ingolstadt.
Comentários