Capitalizando mais de 25 anos da tecnologia híbrida e com mais de 5 milhões de unidades vendidas sob o modelo Prius, a Toyota apresenta a 5ª geração do modelo icónico.
Apesar da tecnologia híbrida proliferar pela generalidade das marcas automóveis, temos que salvaguardar que o Prius é o “pai dos híbridos” e isso traduz-se numa inquestionável reputação de fiabilidade e robustez, dado os seus anos de existência e experiência da Toyota…ou não fossem muitos deles adquiridos para trabalharem como Taxi, um teste duro à resistência e fiabilidade.
Para “evoluir” o novo Toyota Prius, os engenheiros seguiram a evolução natural, ao apresentar o esta 5 geração apenas com tecnologia Plug-in (pelo menos em Portugal), ou seja, com possibilidade de carregar a bateria externamente.
Qual é a principal vantagem? Podermos capitalizar a parte elétrica, fundamental para poupar o ambiente e a carteira…especialmente no trânsito citadino ou a baixas velocidades. O construtor alega que pode realizar cerca de 72 quilómetros (dependendo do tipo de condução) sem gastar uma gota de gasolina, mas no breve contacto que fizemos com o modelo, superou largamente esse número… Graças a uma bateria de 13.6 kWh, aliado a uma boa aerodinâmica podemos “rentabilizar” ao máximo todos os eletrões que se encontram na bateria. A pensar na eficiência destacamos a possibilidade de carregar via uma tomada convencional, mas também um painel solar colocado no tejadilho que poderá um complemento de 8 km de autonomia.
A movimentação em modo 100% elétrico encontra-se a cargo do motor que debita 163 CV, acelerando o Prius de uma forma expedita até aos 135 Km/h. Quando se esgota a energia da bateria entra em cena um novo bloco 2.0 litros de 152 CV. Juntando esforços de todos os sistemas o novo Prius apresenta uma potência total de 223 CV, um incremento substancial face a geração anterior.
Apesar da aerodinâmica apurada os engenheiros não condicionaram o trabalho dos designers, pois a atual geração cortou com as linhas menos consensuais que caracterizaram este modelo, apresentando linhas desportivas e dignas de um belo coupé. Talvez a pensar mais no publico europeu…Mais largo, mais curto e mais baixo, do que a geração anterior e ajudado pelo design dos faróis qualquer semelhança com a anterior geração é pura coincidência.
No interior também uma grande revolução, com a tecnologia a abundar, na qual destacamos o ecrã de 12.3 polegadas, com a panóplia de aplicações (como Apple CarPlay e Android Auto).
No breve contacto que tivemos com o novo Toyota Prius – proporcionado pela Caetano Auto Porto – confirmamos a suavidade do modelo, e também para o auxílio ao trânsito citadino, pois o novo Prius encontra-se equipado com um radar que monitoriza o transito à sua frente e, utilizando a travagem regenerativa, quase que nem é necessário travar quando o carro da frente abranda. Algo que requer hábito, mas muito útil, especialmente em cidade tornando a condução mais relaxada.
Em jeito de resumo a 5ª geração capitaliza tudo o que de bom tinham as gerações anteriores, com o acrescento da evolução tecnológica dos tempos modernos…tal como os sábios fazem, o novo Prius utilizou o passado, para “ver” o futuro!
Comentários