O objetivo do Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus – TPMS- é alertá-lo quando a pressão de um, ou vários pneus está diferente do recomendado pelo construtor, afetando diretamente a segurança de condução.
Se a luz permanecer acesa, significa que existe algum pneu com pressão a mais ou a menos. A situação mais comum é pressão insuficiente. Por norma quando existe uma variação de 20% abaixo do recomendado, pode se traduzie num furo do pneu ou uma redução da pressão interior do pneu. O principal fator a ter em conta é o da segurança! Assim, se lhe acontecer, certifique-se que nenhum pneu está em baixo, confirmando visualmente.
Caso o aspeto dos pneus seja o normal, verifique o mais rapidamente, a pressão numa estação de serviço ou com um manómetro, sendo fundamental colocar à pressão atendendo à especificação do fabricante. Pode encontrar os valores das pressões junto da porta do condutor, na tampa do combustível ou, no manual do proprietário.
Dependendo da tecnologia presente no seu automóvel, algumas marcas permitem ver a pressão e temperatura individual de cada pneu, certifique-se que as diferenças não são muito significativas (diferenças no máximo até 0.3 bar). Caso esta situação surja pode seguir viagem, mas com o máximo de cuidado até confirmar a razão da redução de pressão.
A variação da pressão do pneu pode não significar que esteja com uma fuga, pois os sensores que atualmente são utilizados são extremamente precisos, possibilitando a medição de pressão e temperatura – dois elementos diretamente relacionados – sendo que à mínima variação a luz do TPMS pode acender.

É frequente acontecer quando o tempo arrefece consideravelmente, pois a pressão tende a cair quando está mais frio, ou então, no verão por exemplo depois de uma tirada de autoestrada e a temperatura e a pressão subirem…
De forma a garantir a segurança e poupar combustível, é fundamental confirmar a pressão dos pneus pelo menos 1 vez por mês, assim como verificar o estado dos pneus em toda a sua largura!
Votos de boas e seguras viagens!
Comentários