As vendas portuguesas (todos os segmentos) caem e o mercado está cada vez menos diesel. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam uma descida de 2,8% no período de janeiro a agosto de 2022, com 120 093 veículos matriculados.
Em relação ao mesmo período de 2019, a descida é de 36,3%. Na análise de agosto de 2022, a ACAP indica que foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 13 214 veículos automóveis. Trata-se de um volume 32,15% acima ao mesmo mês do ano passado e 17,6% inferior face a agosto de 2019.
Peugeot lidera ligeiros de passageiros…
Quanto aos automóveis ligeiros de passageiros, houve em agosto uma subida de 42,4% face ao mesmo mês do ano passado, para 11 349 matrículas. Face a agosto de 2019 regista um decréscimo de 8,7%. De janeiro a agosto, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 101 293 unidades, menos 0,4% do que há um ano. Face ao mesmo período de 2019, há uma queda de 36,5%.
Por marcas, a Peugeot lidera, com 11 436 unidades até agosto (+2,3%), seguida pela Renault, com 7301 matrículas (-32,3%) e pela Mercedes-Benz, com 7237 viaturas (-12,1%).
Por tipo de energia, 43,2% dos automóveis ligeiros de passageiros matriculados de janeiro a agosto eram movidos a gasolina e 18,4% a gasóleo. Os restantes 38,4% dos veículos novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. Os 100% elétricos, que continuam a aumentar as vendas, até fruto da maior oferta, representaram 9,9% das matrículas de ligeiros de passageiros novos, os híbridos plug-in 9,6% e híbridos 16%.
E comerciais ligeiros
O mercado de ligeiros de mercadorias registou, em agosto, uma evolução negativa de 20,2% face ao mês homólogo de 2021, situando-se em 1450 unidades matriculadas. Em relação ao mesmo mês de 2019, verifica-se um decréscimo de 56%. No acumulado a agosto, o mercado atingiu 15 054 unidades, menos 19,7% em comparação com o mesmo período de 2021 e uma queda de 40,8% face o mesmo período do ano de 2019.
Por marcas, a Peugeot também lidera nos comerciais ligeiros, com 2638 unidades até agosto (-14,5%) e também aqui é seguida pela Renault, com 1879 matrículas (-47,1%). A diferença neste segmento é o último lugar do pódio, no caso de comerciais ligeiros ocupado pela Citroën, com 1876 viaturas (-12,7%).
Comentários