A Volvo Cars continua a consolidar a sua política de se tornar uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Neste sentido, o mais recente passo foi dado com o investimento realizado na empresa israelita StoreDot que está a trabalhar numa tecnologia de carregamento extra rápido que pode garantir até 160 km de autonomia, em apenas cinco minutos.
A colaboração entre as empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que a Volvo estabeleceu no ano passado com a Northvolt, o fabricante de baterias sueco, do qual já demos conta.
Veja ainda: Volvo Car Portugal apresenta estratégia para 2022
De acordo com Alexander Petrofski, diretor do Fundo Tecnológico da Volvo Cars “o objetivo é sermos o transformador mais rápido da nossa indústria e o Fundo Tecnológico desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes tecnológicos”.
Veja ainda: Baterias quânticas prometem carregar totalmente carros elétricos em minutos!
O trabalho que está a ser desenvolvido pela StoreDot assenta no recurso a uma tecnologia única de ânodo (elétrodo) dominante de silício e integração de software relacionado que permitirá um processo de carregamento extra-rápido das baterias.
“O nosso investimento na StoreDot encaixa perfeitamente nessa ambição e nos nossos objetivos de eletrificação, bem como na mobilidade livre de carbono. Estamos entusiasmados por fazer disto uma colaboração bem-sucedida para ambas as partes e trabalhar para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado”, acrescentou o mesmo responsável.
Comentários