O novo Citroen e-C4 X possui um design exclusivo, pois cruza as linhas de um SUV, com um ar de familiar vincado e termina em forma de fastback.
Não sendo uma novidade, a “mistura” de linhas de design, por norma notamos qual a base de partida, como o mais antigo BMW X6, ou, o mais recente Renault Arkana, que nascem como um SUV e posteriormente são adaptados para “coupés”, ou vice versa, o novo Citroen e-C4 X demonstra uma simbiose, entre o um familiar, fastback e SUV.
Equipado com jantes de 18 polegadas e umas cavas de roda de grandes dimensões, conferem um ar robusto de SUV. Na traseira o prolongamento da tampa da mala, além de conferir a forma de fastback, ajuda a incrementar o espaço destinado à bagagem. De referir que a sua capacidade é de 510 litros de capacidade e, não menos importante, a silhueta permite um maior espaço para os ocupantes traseiros que usufruem também de reclinar do banco em 27 graus.
Apesar de existir uma motorização a gasolina, em Portugal a Citroen só vai disponibilidade a versão 100% elétrica.
Em termos de motor, o Citroen e-C4 X debita 136 Cv de potência e 260 Nm de binário, com energia proveniente de uma bateria de iões de lítio de 50 kWh.
A Motormag teve oportunidade de percorrer cerca de 90 quilómetros, num percurso misto entre autoestrada e estrada, e com o ar condicionado sempre ligado, tendo terminado o ensaio, com um consumo de 15kWh por 100 quilómetros. Comprovamos que a eficiência está apurada, sendo possível realizar cerca dos 330 quilómetros nas condições reais e de forma despreocupada.
Ao longo do teste o caracter confortável e económico, prevaleceu, pois, o Citroen e-C4 X demonstrou um rolamento tranquilo e bastante suave. Mais que percorrer os 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos, no modo Sport, atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Mais do que os números, podemos realçar que os engenheiros da Citroen realizaram um excelente trabalho, ao nível do conforto…graças aos batentes hidráulicos, apelidados de Comfort Advanced que ajudam o trabalho do conjunto amortecedor/mola.
Em termos de equipamento, a unidade ensaiada, estava bastante recheada, pois possuía um teto panorâmico de grandes dimensões, um prático suporte de tablet uma câmara de auxílio às manobras de 360º, sistema de entrada e arranque sem chave, e, seguindo a moda, no centro do tablier apresenta-se o sistema My Citroën Drive Plus que contempla um ecrã de 10 polegadas.
A qualidade de construção é boa, e os materiais usados variam de suaves a um pouco mais duros.
Em termos de carregamento o novo Citroen e-C4 X vem equipado com um carregador de 7.4 kWh, o que se traduz em cerca de 7.5h para uma carga de bateria completa. Como opcional, está disponível um carregador de 11 kWh, reduzindo para 5h.
A Citroën Portugal propõe o e-C4 X em quatro níveis de equipamento — Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack.
Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.
Relativamente a preços, os novo Citroen e-C4X Feel inicia-se nos 40.191€ e na versão de topo o Shine Pack chega aos 44.191€ e já se encontra disponível em Portugal.
Em conclusão, o novo Citroen e-C4x destaca-se pelo seu design exterior suavidade e conforto a bordo. Apenas disponível na propulsão 100% elétrica, esta receita será certamente um caso de sucesso entre as empresas, frotas de táxis/uber e até mesmo famílias que necessitem de um carro espaçoso, económico e bem equipado e amigo do ambiente.
Comentários