O novo híbrido plug-in da Porsche, a 3ª geração do Panamera, foi revelado no final do ano passado e está prestes a chegar aos concessionários nacionais.
O novo Panamera apresenta-se com 2 propostas, embora partindo da mesma base, ou seja, um motor V6 a gasolina biturbo de 2,9 litros, um motor elétrico e uma bateria de 25,9 kWh.
A bateria possui um pouco mais de capacidade com mais 8 kWh que permite homologar o novo Porsche Panamera com uma autonomia elétrica até 96 quilómetros. Por outro lado, a Porsche melhorou o carregamento passando a ser possível uma carga completa em 2 horas e 39 minutos usando um carregador de 11 Kwh, ou seja, 1 hora e 26 minutos mais rápido do que o modelo anterior.
O Panamera 4 E-Hybrid tem um motor V6 que produz apenas 304 cv. No entanto, com a ajuda de um novo motor elétrico a potência total aumenta para 470 cv e 650 Nm de binário. A caixa de velocidades de 8 relaçoes de dupla embraiagem, PDK, permite que o novo Panamera cumpra os tradicionais 0-100 Km/h em apenas 4,1 segundos – mais rápido do que o BMW M3 – e atinga uma velocidade máxima de 280 km/h.
Já a versão de todo, o Porsche Panamera 4S E-Hybrid tem o mesmo motor do modelo de entrada, mas com afinações que lhe permitem extrair mais 48 CV adicionais. Isso eleva a potência total para 544 cv e 750 Nm de binário, reduzindo o tempo dos 0-100 km/h para 3,7 segundos. A velocidade maxima aumenta para os 290 Km/h.
Incluindo na categoria de Híbrido Plug-in na lei portuguesa, o Porsche Panamera tem homologadas emissões de 22-34g/km de CO2, dependendo da especificação. Assim permite baixar o famigerado ISV, apesar dos 2.9 litros de cilindrada.
Um Panamera Turbo S E-Hybrid pode vir a ser adicionado a gama, num futuro próximo. É provável que a Porsche não deixe os seus créditos em mãos alheias e desenvolva um dos plug-in mais rápidos do mercado, mas teremos de aguradar pela oficialaizaçao do modelo.
Exteriormente, o novo Panamera PHEV parece um pouco diferentes das versões normais devido a um para-choques dianteiro especial e à escolha de pinças de travão verdes ou pretas, mas o design principal mantém-se inalterado.
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O mais recente sistema de suspensão ativa – Porsche Active Suspension Management PASM – da Porsche pode ser encomendado como opção. Este atualizado sistema permite, reagir e adptar os novos amortecedores 13 vezes por segundo, garantido o conforto, mas também a segurança com o menor adornar da carroçaria em curva. Se estes itens são esperados, a nova função que ajuda à entrada e saída do Panamera é realmente inovadora, pois o tal como acontece no novo Taycan, é um sistema que permite aumentar a altura ao solo facilitando a entrada e saída (um aspeto muito importante e que leva muitos utilizadores a optarem pelo SUV, muitas vezes)…
O Panamera PHEV ainda tem quatro modos de condução. O modo Hybrid Auto tem agora uma nova funcionalidade que analisa o o percurso introduzido no GPS, para decidir qual a o motor que terá predominância, se o a gasolina se o elétrico.
Em Portugal, os preços do novo Porsche Panamera 4 E-Hybrid começam nos 133.019€ e no Panamera 4S E-Hybrid, o preço arranca nos 148.796€. As entregas na Europa têm início no segundo trimestre de 2024.
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