A Citroën, acaba de iniciar as vendas do novo ë-C3 em Portugal, na estrada já em junho. Este novo utilitário zero emissões, é anunciado como a representação mais económica da mobilidade elétrica. Possui dois níveis de equipamento “You” e “Max” e um motor elétrico de 113 cv (83 kW). Os preços arrancam nos 23 300€.
Apresentando um design moderno e elevado nível de equipamento de série, o Citroën ë-C3 é o automóvel mais económico, com tecnologia elétrica, da marca francesa. Excluindo o Citroën AMI, que é mais um “meio de transporte”, o modelo de entrada vai ser o novo Citroën ë-C3, com o objetivo de melhorar a mobilidade elétrica nas cidades.
De forma a tornar a sua comercialização simples a marca do Double Chevron apostou em apenas dois níveis de equipamento, “You” e “Max”. A versão de entrada inclui a suspensão Citroën Advanced Comfort, um novo Head Up Display Citroën e o “My Citroën Play”, que inclui a indispensável ligação a um smartphone e poder planear as viagens de forma interativa. A aplicação e-ROUTES com Connect Plus também faz parte da dotação de série.
Para alÉm do equipamento de conforto, existe toda a panóplia “obrigatória” como um sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, um cruise control com limitador de velocidade, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
O spoiler traseiro, jantes de aço de 16′′ com embelezadores Pyrite, sistema de ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com sensor de luminosidade) e luzes diurnas LED são todos componentes de série.
A versão mais equipada, “Max”, possui bancos Citroën Advanced Comfort em cinza Metropolitan, volante forrado, vidros de acionamento elétrico à frente e atrás, sistema de ar condicionado automático, três entradas USB Tipo C, carregamento de smartphone sem fios, câmara de marcha-atrás e Apple CarPlay e Android Auto.O exterior inclui jantes de liga leve de 17′′ “Atacamite” com acabamento maquinado, barras de tejadilho preto brilhante, vidros traseiros escurecidos, faróis automáticos inteligentes e luzes traseiras LED 3D. Em complemento, integra também os sensores traseiros de estacionamento e os retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente. Podendo ainda ser encomendado na configuração bicolor no exterior com tejadilho preto ou branco, ao contrário da versão “You”, que terá uma pintura de uma única cor, embora tenha 6 disponíveis.
A motorização está a cargo de um motor elétrico de 113 cv aliado a uma bateria de 44 kWh. Em termos de carregamento, o novo Citroën ë-C3 tem um sistema que permite 7,4 kW, em carregamento lento (corrente alternada). Numa wallbox de 7kW estamos a falar de apenas 4 horas e 10 minutos para o carregamento total da bateria. Com a totalidade de energia disponível, o construtor francês anuncia uma autonomia superior a 300 km – ciclo WLTP.
Veja ainda: Nova BMW Série 5 Touring em junho
caso de necessidade de energia rapidamente, o novo Citroën ë-C3 permite carregar até 100 kW, recuperando de 20% a 80% da capacidade total em apenas 26 minutos.
Por fim, em relação aos preços, o Citroën ë-C3 pode ser adquirido em Portugal na versão “You” por um preço de entrada de 23 300 € ou 27 800€ na versão “Max”.
Comentários