As vendas europeias começaram o ano a crescer. Os eletrificado voltam a crescer e a gasolina e o diesel continuam a perder quota. Os dados da Associações dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revelam que o mercado de automóveis novos de passageiros da União Europeia cresceu 12,1% em janeiro face a igual mês de 2023, para 851 690 unidades.
Todos os maiores mercados do bloco registaram um crescimento significativo, com a Alemanha (+19,1%), a Itália (+10,6%), a França (+9,2%) e a Espanha (+7,3%) a atingirem níveis elevados de incremento. Portugal cresceu 7,5% em janeiro, para 15 737 matrículas.
Os automóveis 100% elétricos fecharam com 10,9% da quota do mercado da UE (contra 9,5% em janeiro de 2023), enquanto os híbridos detinham uma quota de quase 30%, solidificando a sua posição como a segunda escolha preferida entre os compradores de automóveis na Europa. A quota de mercado combinada de automóveis a gasolina e diesel totalizou 48,6% em janeiro de 2024, marcando um declínio em relação aos 54% de há um ano.
Eletrificados ganham peso
Em janeiro de 2024, as vendas de novos automóveis elétricos aumentaram 28,9%, para 92 741 unidades, representando a já referida quota de mercado de 10,9%. Os quatro maiores mercados da região – que juntos abrangem 66% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria – registaram, de acordo com a ACEA, ganhos robustos de dois dígitos: Bélgica (+75,5%), Países Baixos (+72,2%), França (+36,8%) e Alemanha (+23,9%). Em Portugal, foram comercializados 2494 automóveis elétricos de passageiros (+10,5%).
Os registos de automóveis novos híbridos elétricos na UE aumentaram 23,5% no primeiro mês do ano, impulsionados por um crescimento significativo nos quatro maiores mercados: Espanha (+26,5%), França (+29,9%), Alemanha (+24,3%) e Itália (+14,2%). Em Portugal, o crescimento foi de 5,3%, para 2565 matrículas. Isto levou à venda de 245 068 unidades no primeiro mês de 2024, representando 28,8% da quota de mercado da UE.
As vendas de automóveis híbridos plug-in recuperaram após um declínio em dezembro de 2023, aumentando 23,8% para 66 660 unidades em janeiro de 2024. Este crescimento foi impulsionado principalmente por aumentos significativos em mercados-chave como a Bélgica (+65,2%) e a Alemanha (+62,6%). Em Portugal o crescimento foi, também, expressivo tendo sido comercializadas 2168 viaturas de passageiros com esta tecnologia (+37,7%). Como resultado, híbridos plug-in representam agora 7,8% do total de vendas de automóveis na UE.
Gasolina e Diesel perdem terreno
O mercado de automóveis a gasolina da UE expandiu-se 4% em janeiro de 2024, impulsionado por aumentos notáveis em mercados-chave como Itália (+26,7%) e Alemanha (+16,9%). Apesar de manter a liderança com 35,2% do mercado em janeiro, a participação dos automóveis a gasolina diminuiu de 37,9% no mesmo mês de 2023.
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O mercado de automóveis a diesel da UE contraiu 4,9% em janeiro, em contrapartida. Esta descida foi evidente em vários mercados, incluindo três dos maiores: França (-23,4%), Espanha (-10,2%) e Itália (-8,7%). No entanto, a Alemanha divergiu desta tendência com uma taxa de crescimento de 4,3%. Em janeiro de 2024, as vendas de automóveis a diesel atingiram 114 415 unidades, representando uma quota de mercado de 13,4%, abaixo dos 15,8% em 2023.
Grupo Volkswagen lidera
Nas vendas por grupos, a Volkswagen foi líder em janeiro, com 221 011 veículos ligeiros de passageiros (+11,5%) em janeiro. Seguiram-se os grupos Stellantis e Renault, respetivamente com 162 525 (+15%) e 86 071 (-2,9%).
Entre as marcas premium, a liderança no primeiro mês do ano à escala da UE foi da Audi, com 42 886 registos (+13,8%). A BMW, com 48 247 unidades (+33,4%), foi a segunda marca deste segmento e a Mercedes-Benz, com 34 632 registos (-6,8%) fechou o “pódio”. Nota final para a Tesla, que cresceu 66,9% em janeiro, para 14 466 automóveis.
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