A Câmara Municipal da Maia renovou a sua frota automóvel e reforçou a aposta na mobilidade sustentável ao adquirir cerca de 90 unidades, contratadas em regime de renting, representando um investimento na ordem dos dois milhões de euros. Desta frota, cerca de 60% são viaturas 100% elétricas e híbridas plug-in. A Polícia Municipal passará a estar equipada com modelos ID.3 da Volkswagen e os restantes departamentos municipais com 20 smart EQ forfour e cinco Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine, fornecidos pela Sociedade Comercial C. Santos.
Veja ainda: Preço dos combustíveis – adeus aos motores de combustão?
“A renovação da frota com viaturas que podem funcionar sem emissões locais é mais um entre os vários passos que a autarquia está a dar para que a Maia se aproxime do objetivo de ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.
Uma posição coadjuvada por Pinho da Costa administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, que referiu que para a “Sociedade Comercial C. Santos, que tem sede na Maia, é um privilégio poder contribuir para que a Câmara Municipal da Maia converta a frota para veículos com menos emissões e, assim, ficar mais próxima da neutralidade carbónica”.
Com esta aposta, o município maiato pretende antecipar as metas de redução previstas para 2050 e atingir a neutralidade carbónica, se possível, antes do referido horizonte temporal.
Uma política sustentável também espelhada em projetos já em curso, como é o caso do BaZe – LIVING LAB MAIA, um laboratório vivo para a descarbonização que tem vindo a adotar várias soluções experimentais que garantam usos mais eficientes e sustentáveis da energia e dos recursos ou o projeto SPARCS – Sustainable energy Positive & zero cARbon CommunitieS, que pretende demonstrar e validar técnica, social e económica de soluções inovadoras, viáveis e replicáveis, para a realização de sistemas energéticos positivos, inteligentes e integrados.
Comentários