Mazda2 Hybrid: propulsão 100% híbrida
O novo utilitário assinala a estreia do construtor nipónico nos parâmetros da tecnologia com propulsão 100% híbrida, onde combina o motor tricilíndrico a gasolina, com 1490 cc e 93 cv e uma unidade elétrica de 59 kW, gerando uma potência combinada de 116 cv. A velocidade máxima anunciada é de 175 km/h.
Se num modo de condução normal a potência é repartida entre o motor a gasolina e a unidade elétrica, na fase de arranque o sistema opera exclusivamente em modo 100% elétrico, com claras vantagens em termos de emissões.
A energia cinética recuperada nas fases de desaceleração e travagem é convertida em energia eléctrica, armazenada na bateria e o nível de potência constantemente gerido através de um gerador accionado pelo motor, anulando assim, a necessidade de uma fonte de carregamento externa.
Fruto da parceria com a Toyota Motor Corporation, neste caso concreto com o Yaris, o Mazda2 é proposto em solo luso, em três versões de equipamento: Pure, Agile e Select. Os preços partem dos 24 397,00€.
Este modelo representa também a resposta da Mazda no seu compromisso “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, que passa pela redução de 50% nas emissões médias de CO2 do produtor ao consumidor e o alcance da neutralidade carbónica até 2050.
Veja ainda: Mazda 2 chega na primavera em modo 100% híbrido
Mazda3 2022: design e equipamento
Disponível na carroçaria de cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedan), o Mazda3 está disponível a partir de 30 704,00 € e 30 738,00€, respetivamente.
A competir no exigente segmento dos familiares compactos (C), o 3, regressa com novos argumentos em termos de equipamento, nomeadamente a opção Homura, que se junta, assim, aos já conhecidos níveis Evolve e Excellence. No capítulo estético, as linhas Kodo foram apuradas sobretudo em matéria de iluminação posterior. Na paleta de cores disponíveis, junta-se o Platinum Quartz.
Sob o capot, a aposta continua a recair nas unidades a gasolina com tecnologia mild hybrid 2.0 e-Skyactiv G (122 cv), 2.0 e-Skyactiv G (150 cv ) e ainda o entusiasmante 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv (apenas no modelo cinco portas).
Mazda CX-5 2022: mais equipamento
A geração 2022 do SUV CX-5 passa a estar disponível em cinco diferentes níveis de equipamento: Evolve, Excellence, Evolve e Excellence, Homura, Newground e High Plus.
Em matéria de equipamento e incremento tecnológico o CX-5 estreia o sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que optimiza os padrões de utilização/condução mediante as exigências de utilização.
Em termos de motorizações, o modelo reponde com quatro opções distintas. A aposta Diesel é garantida pelos blocos Skyactiv-D 2.2 de 150 cv e 2.2 de 184 cv. A gasolina temos o Skyactiv-G 2.0 de 165 cv e 2.5 com 194 cv, que podem estar associados a caixas de seis velocidades manuais ou automáticas e a sistemas de tracção de duas rodas ou integrais (i-Activ AWD).
O Mazda CX-5 2022 está disponível a partir de 34 571,00€.
Mazda CX-30: mais dinâmica
Tal como o CX-5, também o CX-30, disponível a partir de 31 894,0€, viu apurada a já conhecida Skyactiv-Vehicle Architecture, onde “ligação” entre o automóvel e o condutor está cada vez mais cuidada.
Em estrada, a resposta dada pelo sistema de tração integral i-Activ (AWD), em conjunto com o G-Vectoring Control (GVC) e o GVC Plus, para controlo da distribuição do binário entre as rodas dianteiras e traseiras, visa melhorar a resposta dinâmica.
Sob o capot a aposta mantém-se nos blocos mild hybrid a gasolina 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv, 2.0 e-Skyactiv G de 150 cv e 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv. Nesta última opção o construtor incrementou a tecnologia SPCCI (Spark Controlled Compression Ignition), melhorando a resposta tanto em termos de consumos como emissões de CO2.
MX-5 2022: valor seguro
A fórmula para melhorar o icónico roadster parece que não se esgota. Desta vez, o Mazda MX-5 a novidade está a cargo da tecnologia Kinematic Posture Control (KPC), que permite uma resposta dinâmica mais eficaz, sobretudo quando a adrenalina “está lá em cima”. Este sistema faz a leitura da diferença de velocidades entre as rodas traseiras, em curva, realizando ajustes de travagem instantâneos na roda interior.
No capítulo mecânico a garantia de “bons serviços” continua a ser dada pelos blocos a gasolina 1.5 Skyactiv-G de 132 cv e 2.0 Skyactiv-G de 184 cv.
A versão com capota de lona (soft top) parte dos 30 872,00€ (Soft-Top) e a variante com tejadilho metálico (RF) dos 33 345,00€.
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