PUBLICIDADE
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
A edição 2022 contou com mais de 2400 mmotociclistas e atravessou Portugal de uma ponta à outra.

A edição 2022 contou com mais de 2400 mmotociclistas e atravessou Portugal de uma ponta à outra.

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Les a Les 2022 juntou cerca de 2400 motos

por Luís Almeida
Junho 30, 2022
em Duas rodas, Notícias
0
0
PARTILHAS
17
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Publicidade Publicidade Publicidade
PUBLICIDADE

O Lés a Lés é o maior evento de mototurismo realizado em Portugal e seguramente um dos maiores a nível europeu. A edição deste ano revelou-se a mais exigente dos últimos anos, quer pelo número de quilómetros percorridos – 1220 – quer pelas elevadas temperaturas que acompanhou a caravana ao longo dos quatro dias de evento.

Também poderá gostar de:

LES a LES 2023 revelado

CanAm em análise

MILFA com gama reforçada

O Lés-a-Lés é um evento único no panorama nacional e europeu. Desde a primeira edição que mantém características únicas que garantem o sucesso, ano após ano.

A edição desde ano prometia ser escaldante. Aquando da apresentação, a organização alertou para a extensão das etapas e para a necessidade de preparar bem a deslocação. Aos participantes era pedido espírito de aventura, boa disposição e… capacidade de superação.

A 24.ª deste mega-evento teve início em Faro onde os cerca de 2400 participantes confluíram, para realização das habituais verificações técnicas e administrativas e ainda a possibilidade da realização de um pequeno percurso, de cerca de 60 quilómetros, em jeito de “aquecimento”.

Um percurso curto que serve sobretudo para os que vêm de perto poderem passar algum tempo e sobretudo para calibrar os equipamentos de leitura de mapas. Fazem-se os primeiros ensaios, tiram-se as primeiras notas para ver se está tudo devidamente oleado. Houve contudo pontos de interesse, em especial pela visita ao Centro de Interpretação das Minas de Milreu localizadas em Estoi e que testemunham a presença dos Romanos, há mais de dois mil anos, na região; e ainda para nos refrescarmos na lindíssima praia do Ancão que se estende pelo enorme areal de Faro, e cuja circulação nos estava acessível.

Entre os presentes, todo o tipo de motos, sendo as BMW GS – nas mais variadas versões e cores – e pelas Honda Africa Twin as mais populares; mas ainda assim, foi possível ver todo o tipo de máquinas, umas mais turísticas outras menos; umas mais modernas outras nem por isso; umas mais potentes outras um pouquinho menos, mas comum a todas a vontade de cumprir uma travessia por entre montes e vales, e conhecer Portugal como só o Lés-a-Lés sabe mostrar.

O Lés-a-Lés é isto mesmo um evento onde todos convivem de igual para igual, em total respeito, entendimento e de entreajuda.

 

Etapa 1 – Faro – Castelo de Vide – 440km

A primeira etapa conduzia os participantes até Castelo de Vide, ao longo de um percurso de 440 quilómetros, com a organização a prever um tempo de condução na ordem das 10h15m.

O percurso empurrava-nos para próximo da fronteira com Espanha, com o Guadiana a fazer companhia durante parte do percurso. Um rumo rolante, que conduziu os motociclistas até ao primeiro Oásis, localizado na Praia Fluvial de Alcoutim, junto à Ribeira de Cadavais.

Com as temperaturas a dificultarem a progressão, a caravana seguia rumo a Mértola, onde estava localizado mais um oásis, precisamente junto a um cais, o que “obrigou” alguns expeditos a experimentar a temperatura da água. Tudo servia para refrescar do imenso calor que se fazia sentir. Daqui a caravana rumou a Espanha, para a primeira de várias transições, onde entrou pela Frontera de Ocho. A visita foi curta, ainda havia muitos quilómetros pela frente, e já em Portugal, fez-se por Sobral da Adiça, por estradas bem desenhadas a Safara, coração do Alentejo, onde nos esperava mais um oásis.

Terra quente, Safara recebeu a caravana de braços abertos. Com os termómetros a rondarem os 40º, eramos recebidos no “inferno” como simpaticamente o povo lhe chama. Mas o Lés-a-Lés é bem mais de que um mero passeio de motas, em caravana. É descoberta, é experiência e contacto com as populações. Ninguém fica indiferente à passagens dos motociclistas, numa caravana que se estende ao longo de várias horas – se todos cumprissem os horários, era no mínimo 4h30 para ver passar todas as motas – por isso os “malucos das motas” são sempre bem recebidos e todos fazem questão de enaltecer a sua terra tem de melhor.

Foi aqui que conhecemos Maria do Céu. Safarena de gena, não troca a sua terra por nada. Fã de viajar e de conhecer pessoas logo meteu conversa para destacar a sua terra, quente, muito quente mas com habitantes resistentes e com coração de ouro, que não se inibe de oferecer o que tem na mesa – então uma açorda – a quem por ali para uns instantes. Faz amigos com facilidade e a confirmar está o facto de, de entre as várias visitas ao Porto, ter feito amigos… que curiosamente são amigos deste vosso escriva.!!

Onde o roadbook aconselhava a parar durante (míseros) 20 minutos estivemos uns bem passados 60, e por isso era necessário fazermo-nos à estrada para mais uma boa dose de quilómetros, agora com o azimute apontado a Mourão em pleno Alentejo, onde tivemos o privilégio de subir, de mota, ao Castelo – algo só possível em contexto Lés-a-Lés.

Era preciso chegar a Castelo de Vide mas antes, ainda tempo para passar por Reguengos de Monsaraz e de visitar o primeiro de alguns menires – sim aquelas pedras gigantes que apenas o Obelix as conseguia carregar sozinho. O caminho faz-se andando e depois de cruzar Alandroal, eis-nos chegados a Vila Viçosa, onde nos esperava uma Feira Medieval, inserida no Castelo, e que nos permitiu regressar no tempo, mesmo que por breves instantes.

A caminho de Castelo de Vide, passagem ainda por Borba até paragem obrigatória na bonita localidade de Arronches.

É impossível escolher “aquela” passagem que mais nos cativou porque são inúmeros os pontos de interesse ao longo de todo o percurso; mas se temos de escolher apenas um “waypoint”, seria a ponte internacional, situada em Arronches, que une a povoação de portuguesa de Marco à espanhola de El Marco. Uma ponte que, brevemente se tornará pedonal e que certamente ficará na memória de todos os que tiveram oportunidade de a cruzar – ainda por breves segundos dada a sua pequenez – numa mota. Bravo organização do Lés-a-Lés.

Depois de uma breve incursão por Espanha, percebemos que regressamos a Portugal pelo apertar da estrada, junto a S. Julião, já a chegar a Castelo de Vide onde estava marcado o final deste primeiro dia “à séria”.

Tags: Lés-a-Lés; Roadbook; visitPortugal
Anterior

Vendas europeias continuam em queda

Próxima notícia

Etapa dois conduziu os participantes até à Covilhã

Relacionados

Les a Les 2023 revelado

LES a LES 2023 revelado

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

Era grande a curiosidade relativamente à 25ª edição do Lés-a-Lés – na estrada entre os dias 7 e os dias...

MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

Recentemente, tivemos oportunidade de testar a Outlander Max DPS 570 e foi possível perceber a preocupação patente no cuidado empregue...

MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

MILFA importador e distribuidor exclusivo das marcas Can Am, nas variantes offroad e onroad; e ainda da marca SeaDoo, com...

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

por António Costa
Março 8, 2023
0

Atendendo à evolução tecnológica e, sobretudo às regras do código de estrada, a Porsche decidiu atualizar os sistemas multimedia para...

Próxima notícia
Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Etapa dois conduziu os participantes até à Covilhã

Comentários

ÚLTIMAS

Les a Les 2023 revelado

LES a LES 2023 revelado

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

Março 24, 2023
Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Março 8, 2023
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relacionadas

Volvo lidera no combate às alterações climáticas

Volvo lidera no combate às alterações climáticas

Dezembro 10, 2021
BMW i7 em contagem decrescente

BMW i7 em contagem decrescente

Janeiro 24, 2022
Peugeot 408 já disponível para encomenda. Conheça os preços

Peugeot 408 já disponível para encomenda. Conheça os preços

Novembro 6, 2022
Corvauto parceira da Aveiro Tech Week

Corvauto parceira da Aveiro Tech Week

Outubro 10, 2022
Vendas europeias de comerciais caíram

Vendas europeias de comerciais caíram

Fevereiro 24, 2022

Tags

100% elétrico ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Kia LeasePlan Mazda mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade Sustentável Motos Mototurismo Opel Pessoas Peugeot Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos Volvo Car Portugal
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados