PUBLICIDADE
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
A localidade de Penha Garcia é um dos pontos a revisitar, após este Lés-a-Lés.

A localidade de Penha Garcia é um dos pontos a revisitar, após este Lés-a-Lés.

Etapa dois conduziu os participantes até à Covilhã

Lés-a-Lés pelo centro de Portugal

por Luís Almeida
Junho 30, 2022
em Duas rodas
0
0
PARTILHAS
13
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Publicidade Publicidade Publicidade
PUBLICIDADE

O segundo dia desta travessia era mais curta em quilómetros, com “apenas” 360, mas igualmente pesada para os participantes.

Apesar da menor distância, nem por isso era de esperar facilidades; tando mais que, era previsto um tempo de condução na ordem das 9h30m, apenas um pouco abaixo do dia anterior, o que é revelador.

Também poderá gostar de:

LES a LES 2023 revelado

CanAm em análise

MILFA com gama reforçada

Percorrer o país em modo «Lés-a-Lés» é muito mais que cumprir o percurso, somar quilómetros; é efetivamente uma descoberta, um passeio assumidamente turístico, e por isso, tem de ser apreciado, como se de um bom vinho se tratasse. Tem de ser saboreado, e não pode ser “bebido de golada”.

O primeiro ponto de paragem (obrigatório) era Idanha-a-Velha, já com bastantes quilómetros “no lombo”. Era preciso percorrer cerca de 200 quilómetros até ao primeiro Oásis, o que obrigava a esforço extra.

O primeiro posto de combustível – localizado na margem do percurso – surgia apenas após 127km do palanque de partida por isso era necessário que os participantes se prevenissem, em terra, antes de ir para o mar.

Nada que assustasse estes marinheiros de águas bravas que, paulatinamente, minuto a minuto, lá foram deixando Castelo de Vide para trás rumo à Covilhã.

Pelo caminho, meus amigos, um deleite de paisagens infindáveis, quer em solo português quer por terras de nuestros hermanos.

A edição deste ano, teve um toque ibérico mais assinalável, ou não andássemos nós sempre encostados à fronteira, e permitiu aos participantes conhecer também, ao longo de vários quilómetros, bonitos encantos do país vizinho.

Logo nos primeiros quilómetros surgia o Menir da Meada – aquele que é p maior do género da Península Ibérica, e de visita obrigatória.

A caravana prosseguiu rumo a Montalvão, concelho de Nisa, cruzando para Espanha, sobre o Rio Tejo, por entre a Barragem de Cedillo. Uma construção que está vedada à circulação mas que, à boa maneira do Lés-a-Lés, os participantes tiveram a oportunidade de, excecionalmente, a atravessar, podendo assim contemplar a sua localização e paisagem envolvente.

Já em solo espanhol, os quilómetros foram-se somando por entre estradas bem desenhadas, bem ao estilo do Lés-a-Lés, de pouco trânsito e de uma envolvência paisagística assinalável.

Já próximo do Rio Salor, ainda em solo espanhol, oportunidade de ver outra das inúmeras pontes romanas ainda preservadas; antes de chegar à povoação de Alcantara, onde os participantes foram brindados com um enorme espólio arquitetónico, com as atenções a dividirem-se entre o Convento de S. Benito, o centro histórico e a Ponte Romana de Alcantara .

A vontade parar era contrabalançada pelos quilómetros ainda por percorrer. A caravana rumou ao longo da localidade de Segura, seguindo depois para Monfortinho, onde nos esperava mais um Oásis, agora nas termas locais.

Já mais restabelecidos, era tempo de conhecer Penha Garcia (), uma povoação protegida pela serra e com uma albufeira de singular beleza, e onde se situa o Geopark Naturtejo, o primeiro português a pertencer à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

 

Percursos em terra batida também não faltaram

Um pouco mais à frente, surgia outros dos “rebuçados” desta edição do Lés-a-Lés. Um pequeno percurso, em terra batida, que passa à margem de Monsanto, antes de chegar a Idanha-a-Velha, onde nos esperava mais um ponto de paragem, junto à porta norte da Catedral de Idanha-a-Velha.

Estavam percorridos mais de metade dos quilómetros, O parque de campismo do Freixial, em Penamacor, convidada a pausa mais prolongada mas não havia tempo para grandes descansos, porque Covilhã ainda estava longe e antes de lá chegar, os participantes tinham tinha, no menu, mais uma incursão por terras espanholas. Com entrada por Valverde Del Fresno oportunidade para percorrer uma das rotas turísticas da zona com vista sobre Salamanca.

Antes de entrar em Portugal,  houve ainda tempo para respirar fundo ao longo de mais um troço de terra batida, desta vez, de terra mais macia que obrigou a cuidados redobrados mas “limpou a alma”.

A chegada a Portugal foi visível a olho nu com o apertar da estrada.

Oportunidade para visitar a nascente do Rio Côa com a caravana a seguir depois rumo ao Sabugar, onde o enorme exemplar de Lice Ibérico nos dá as boas vindas – ou não fosse esta região um dos que compõe a reserva natural da serra da malcata, uma dos zonas de preservação deste espécie animal que procura fugir à extinção. O percurso até à Covilhã foi mais rolante

O ponto de eleição deste dia – sempre muito difícil de escolher – vai para, a descida na localidade espanhola de Alcantara. Uma descida em xisto, estreita, a serpentear a encosta e que desagua na imponente e bela ponte romana. Uma passagem a repetir.

Tags: Lés-a-Lés; Roadbook; visitPortugal
Anterior

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Próxima notícia

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Relacionados

Les a Les 2023 revelado

LES a LES 2023 revelado

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

Era grande a curiosidade relativamente à 25ª edição do Lés-a-Lés – na estrada entre os dias 7 e os dias...

MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

Recentemente, tivemos oportunidade de testar a Outlander Max DPS 570 e foi possível perceber a preocupação patente no cuidado empregue...

MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

MILFA importador e distribuidor exclusivo das marcas Can Am, nas variantes offroad e onroad; e ainda da marca SeaDoo, com...

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

por Luís Almeida
Março 4, 2023
0

A 25ª edição do Portugal de Lés-a-Lés será desvendada no dia 12 do presente mês, no centro do país. É...

Próxima notícia
Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Comentários

ÚLTIMAS

Les a Les 2023 revelado

LES a LES 2023 revelado

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

Março 24, 2023
Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Março 8, 2023
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relacionadas

Produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre

Produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre

Julho 13, 2022
Comerciais de passageiros da Citroën só como elétricos

Comerciais de passageiros da Citroën só como elétricos

Janeiro 11, 2022
3965 automóveis do grupo Volkswagen no fundo do oceano atlântico

3965 automóveis do grupo Volkswagen no fundo do oceano atlântico

Março 4, 2022
Sociedade Comercial C. Santos forneceu 20 smart EQ forfour e cinco Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine.

Câmara Municipal da Maia reforça aposta na mobilidade sustentável

Março 24, 2022
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023

Tags

100% elétrico ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Kia LeasePlan Mazda mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade Sustentável Motos Mototurismo Opel Pessoas Peugeot Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos Volvo Car Portugal
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados