• Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
A localidade de Penha Garcia é um dos pontos a revisitar, após este Lés-a-Lés.

A localidade de Penha Garcia é um dos pontos a revisitar, após este Lés-a-Lés.

Etapa dois conduziu os participantes até à Covilhã

Lés-a-Lés pelo centro de Portugal

por Luís Almeida
Junho 30, 2022
em Duas rodas
0
0
PARTILHAS
11
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O segundo dia desta travessia era mais curta em quilómetros, com “apenas” 360, mas igualmente pesada para os participantes.

Apesar da menor distância, nem por isso era de esperar facilidades; tando mais que, era previsto um tempo de condução na ordem das 9h30m, apenas um pouco abaixo do dia anterior, o que é revelador.

Também poderá gostar de:

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Lés a Lés 2022 na estrada de 9 a 12 junho

Percorrer o país em modo «Lés-a-Lés» é muito mais que cumprir o percurso, somar quilómetros; é efetivamente uma descoberta, um passeio assumidamente turístico, e por isso, tem de ser apreciado, como se de um bom vinho se tratasse. Tem de ser saboreado, e não pode ser “bebido de golada”.

O primeiro ponto de paragem (obrigatório) era Idanha-a-Velha, já com bastantes quilómetros “no lombo”. Era preciso percorrer cerca de 200 quilómetros até ao primeiro Oásis, o que obrigava a esforço extra.

O primeiro posto de combustível – localizado na margem do percurso – surgia apenas após 127km do palanque de partida por isso era necessário que os participantes se prevenissem, em terra, antes de ir para o mar.

Nada que assustasse estes marinheiros de águas bravas que, paulatinamente, minuto a minuto, lá foram deixando Castelo de Vide para trás rumo à Covilhã.

Pelo caminho, meus amigos, um deleite de paisagens infindáveis, quer em solo português quer por terras de nuestros hermanos.

A edição deste ano, teve um toque ibérico mais assinalável, ou não andássemos nós sempre encostados à fronteira, e permitiu aos participantes conhecer também, ao longo de vários quilómetros, bonitos encantos do país vizinho.

Logo nos primeiros quilómetros surgia o Menir da Meada – aquele que é p maior do género da Península Ibérica, e de visita obrigatória.

A caravana prosseguiu rumo a Montalvão, concelho de Nisa, cruzando para Espanha, sobre o Rio Tejo, por entre a Barragem de Cedillo. Uma construção que está vedada à circulação mas que, à boa maneira do Lés-a-Lés, os participantes tiveram a oportunidade de, excecionalmente, a atravessar, podendo assim contemplar a sua localização e paisagem envolvente.

Já em solo espanhol, os quilómetros foram-se somando por entre estradas bem desenhadas, bem ao estilo do Lés-a-Lés, de pouco trânsito e de uma envolvência paisagística assinalável.

Já próximo do Rio Salor, ainda em solo espanhol, oportunidade de ver outra das inúmeras pontes romanas ainda preservadas; antes de chegar à povoação de Alcantara, onde os participantes foram brindados com um enorme espólio arquitetónico, com as atenções a dividirem-se entre o Convento de S. Benito, o centro histórico e a Ponte Romana de Alcantara .

A vontade parar era contrabalançada pelos quilómetros ainda por percorrer. A caravana rumou ao longo da localidade de Segura, seguindo depois para Monfortinho, onde nos esperava mais um Oásis, agora nas termas locais.

Já mais restabelecidos, era tempo de conhecer Penha Garcia (), uma povoação protegida pela serra e com uma albufeira de singular beleza, e onde se situa o Geopark Naturtejo, o primeiro português a pertencer à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

 

Percursos em terra batida também não faltaram

Um pouco mais à frente, surgia outros dos “rebuçados” desta edição do Lés-a-Lés. Um pequeno percurso, em terra batida, que passa à margem de Monsanto, antes de chegar a Idanha-a-Velha, onde nos esperava mais um ponto de paragem, junto à porta norte da Catedral de Idanha-a-Velha.

Estavam percorridos mais de metade dos quilómetros, O parque de campismo do Freixial, em Penamacor, convidada a pausa mais prolongada mas não havia tempo para grandes descansos, porque Covilhã ainda estava longe e antes de lá chegar, os participantes tinham tinha, no menu, mais uma incursão por terras espanholas. Com entrada por Valverde Del Fresno oportunidade para percorrer uma das rotas turísticas da zona com vista sobre Salamanca.

Antes de entrar em Portugal,  houve ainda tempo para respirar fundo ao longo de mais um troço de terra batida, desta vez, de terra mais macia que obrigou a cuidados redobrados mas “limpou a alma”.

A chegada a Portugal foi visível a olho nu com o apertar da estrada.

Oportunidade para visitar a nascente do Rio Côa com a caravana a seguir depois rumo ao Sabugar, onde o enorme exemplar de Lice Ibérico nos dá as boas vindas – ou não fosse esta região um dos que compõe a reserva natural da serra da malcata, uma dos zonas de preservação deste espécie animal que procura fugir à extinção. O percurso até à Covilhã foi mais rolante

O ponto de eleição deste dia – sempre muito difícil de escolher – vai para, a descida na localidade espanhola de Alcantara. Uma descida em xisto, estreita, a serpentear a encosta e que desagua na imponente e bela ponte romana. Uma passagem a repetir.

Tags: Lés-a-Lés; Roadbook; visitPortugal
Anterior

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Próxima notícia

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Relacionados

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

por Luís Almeida
Junho 30, 2022
0

Para o último dia estava guardado o melhor. A etapa rainha, como lhe chamou a organização, e, efetivamente, não desfraldou...

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

Pelos caminhos e recantos de Portugal… e Espanha

por Luís Almeida
Junho 30, 2022
0

O Lés a Lés é o maior evento de mototurismo realizado em Portugal e seguramente um dos maiores a nível...

Lés a Lés 2022 na estrada de 9 a 12 junho

Lés a Lés 2022 na estrada de 9 a 12 junho

por Luís Almeida
Junho 3, 2022
0

A 24.ª edição do Lés-a-Lés vai para a estrada e para as ruelas e caminhos de Portugal no dia 9...

EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

por Luís Almeida
Maio 2, 2022
0

 É o maior salão nacional dedicado às duas rodas. A EXPOMOTO volta a abrir as portas, e novamente, em Matosinhos,...

Próxima notícia
Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Soc. Com. C. Santos ‘eletrificou’ peregrinação a Fátima

Soc. Com. C. Santos ‘eletrificou’ peregrinação a Fátima

Agosto 15, 2022
Revolução do novo Renault Megane E-tech Elétrico

Revolução do novo Renault Megane E-tech Elétrico

Agosto 9, 2022
DS 7

Novo DS 7 já disponível para encomenda

Agosto 7, 2022
Kia e-soul

Kia e-Soul com autonomia até 452 km

Agosto 6, 2022
Civic Type R

Civic Type R esgota em 72 horas

Agosto 5, 2022

Relacionadas

Agora só em híbrido. Novo Honda HR-V já tem preços

Só híbrido. Novo Honda HR-V já tem preços

Janeiro 24, 2022
Toyota AYGO X

Novo Toyota AYGO X, o pequenino que cresceu em todos os sentidos

Maio 16, 2022
Mercedes CLS apoia GNR no transporte de órgãos

Mercedes CLS apoia GNR no transporte de órgãos

Março 27, 2022
Hummer EV

Hummer EV tudo em grande…e surpreendentemente tecnológico!

Abril 30, 2022
Soc. Com. C. Santos tem novo chefe de vendas de comerciais pesados

Soc. Com. C. Santos tem novo chefe de vendas de comerciais pesados

Fevereiro 6, 2022

Tags

ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Jato Dynamics Kia LeasePlan Maserati Mazda Mazda2 mercado Mercedes Mercedes-Benz Motos Opel Pessoas Peugeot Polestar Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos

MERCADO

Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022
Produção automóvel nacional caiu

Produção automóvel nacional caiu

Março 17, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados