A Audi continua a conseguir reinventar a fórmula vencedora que utilizou para o A3 em 1996. Esta primeira geração, estreada em 1996, abriu o capítulo dos modelos compactos premium e quase três décadas depois, continua a fazer história. A estreia em solo luso deverá ocorrer já antes do verão.
As variantes Sportback e Limousine apresentam-se com um design ainda mais desportivo e um significativo up grade tecnológico. Porém, o destaque acaba por ser a estreante versão A3 allstreet, um género de crossover com um visual e características off-road (30 mm mais alto) e alinhado com os modelos da família “Q”, para uma experiência de utilização mais próxima do conceito SUV. Um conceito que já não é uma novidade na casa de Ingolstadt, quando recordamos as versões Allroad mas, neste caso, sem a variante “quattro” ou as suspensões pneumáticas.
Imagem dinâmica
Mais dinâmico, progressivo e emocional são alguns dos atributos dos novos modelos A3 Sportback e Limousine. A grelha Singleframe hexagonal, agora sem moldura apresenta uma nova estrutura e é visivelmente mais plana e mais larga. Esta, domina a parte dianteira e, além das generosas e angulares entradas de ar laterais, simboliza claramente o caráter desportivo dos modelos compactos. O marcante spoiler dianteiro liga as duas entradas de ar e faz com que o Audi A3 pareça mais baixo. O mesmo se aplica à traseira, com uma linha mais desportiva.
Modo Off-road
O visual do A3 allstreet demarca-se da restante gama. Entre outras medidas, destaca-se a acentuação vertical da Singleframe em preto mate. A grande grelha de formato octogonal, com a estrutura em favo de mel, surge mais alta do que no A3 Sportback, alinhando o crossover com a imagem dos modelos da família ‘Q’, como já referimos.
As três ranhuras, à frente e atrás, exclusivas do allstreet, reforçam o caráter aventureiro. Na frente, as ranhuras estão integradas no spoiler, fazendo lembrar uma placa de proteção e, na traseira, no difusor integrado no para-choques de design robusto.
As embaladeiras escuras e os frisos na zona inferior da porta reforçam o aspeto e realçam a sua maior distância ao solo. A suspensão do A3 allstreet é sobrelevada em 15 mm face aos conjuntos que equipam os modelos convencionais.
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A afinação específica das molas/amortecedores oferece um excelente equilíbrio entre conforto e uma experiência de condução desportiva. Juntamente com o maior diâmetro das rodas, o conjunto resulta numa distância ao solo 30 mm superior. Os arcos das rodas, alargados realçam as jantes de 17 polegadas de série, que são uma polegada mais largas do que as que vêm de série no A3 Sportback. Para ambos os modelos estão disponíveis, em opção, jantes de 18 e 19 polegadas. Graças à posição ligeiramente elevada do banco, o A3 allstreet proporciona um maior conforto à entrada e saída do veículo e uma experiência de condução mais aproximada de um SUV.
Em termos de motorizações, o A3 estará inicialmente disponível em duas versões de motor/transmissão. O 30 TFSI, com um motor a gasolina de 1,5 litros, tem uma potência de 116 cv e é proposto, na fase de lançamento, numa versão com caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia “mild hybrid”. Mais tarde, estará também disponível uma unidade manual de seis velocidades. O 35 TDI é a versão a gasóleo com 150 cv e caixa de velocidades S tronic de sete relações. Mais próximo do final do ano, está prevista uma versão híbrida plug-in.
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