Os modelos BMW ALPINA vão terminar em 2025. O Grupo BMW expandiu o seu portefólio adquirindo a marca ALPINA, contudo os planos do construtor passam por manter a produção até 2025. Trabalhando em parceria, o pequeno fabricante de séries especiais de Buchloe, ficou conhecida pela personalização e apuro das qualidades dinâmicas dos BMW ao longo de 50 anos.
Uma das principais razões para a venda do construtor que fornecia os modelos de base, prende-se com a transformação que o mundo automóvel vive, sobretudo com o incremento da eletrificação e complexidade dos modelos.
A tecnologia em cada automóvel está evoluir constantemente e, para cumprir com a toda legislação, nomeadamente em termos de emissões, validação de software e requisitos para sistemas de assistência e monitorização do condutor – resultam em riscos significativamente elevados para todos os fabricantes que personalizam e melhoram os modelos de série. A gestão da ALPINA viu o interesse da BMW como um novo alinhamento estratégico que assegurará a viabilidade a curto prazo das operações de Buchloe.
As entidades vão manter-se independentes, mas de uma forma diferente: a ALPINA detida pela família Bovensiepen continuará a utilizar a sua experiência em engenharia no desenvolvimento, produção e venda de veículos BMW ALPINA, no âmbito da cooperação existente e até ao final de 2025. Assim, os BMW originais recebem as modificações pela equipa de engenheiros ALPINA – quer seja a nível do motor, da transmissão, bem como no chassis, aerodinâmica e interiores. O chassis que estiver destinado a ser comercializado como um BMW ALPINA vai ser pré-montado na linha de produção da BMW, antes da montagem final dos veículos nas oficinas em Buchloe, recebendo as melhorias de acordo com as especificações do cliente e cumprindo com todas as exigências obrigatórias.
A compra da BMW vai implicar a descontinuidade do programa de personalização e de venda dos modelos, com repercussões diretas nos postos de trabalho da ALPINA. Até ao final de 2025, a BMW vai oferecer aos colaboradores do preparador uma nova posição com o Grupo BMW, ou então, ajudá-los a encontrar novos empregos com fornecedores e parceiros de desenvolvimento.
Comentários