Sendo um dos modelos mais importantes para a Renault atendendo ao volume de vendas e à sua imagem, o Clio, é sempre o alvo das atenções. A imagem, atualmente vende, e é neste campo que os designers realizam melhorias para que o modelo se mantenha moderno, e com a mesma linguagem de design que os modelos mais recentes do fabricante francês.
Como resultado, o Clio tem dianteira semelhante ao elétrico Renault Megane E-Tech e ao SUV Renault Austral, e tal como este, está disponível num novo acabamento topo de gama chamado Esprit Alpine. Inspirado na equipa Alpine de F1 da Renault, destaca-se pelo azul da carroçaria, que nos indica que estamos perante uma versão diferente, confirmada pelas jantes de 17’’ La fléche e o logotipo nos guarda-lamas dianteiros.
Motorização
É claro que o Clio E-Tech não é o único utilitário com tecnologia híbrida, tendo como principal concorrente o novo Toyota Yaris, sistema enraizado há bastante tempo pelos japoneses. Apesar de fazer todo o sentido empregar um sistema híbrido, uma vez são viaturas destinadas para percursos citadinos, a nível económico podem enfrentar outros concorrentes, com motores a gasolina não híbridos…e a oferta é grande, como o Opel Corsa, Peugeot 208, VW Polo, Audi A1 e o Mini.
A versão ensaiada possuía um bloco de 4 cilindros, 1598 cm3 a gasolina que aliado ao motor elétrico disponibiliza 145 cv e um binário máximo de 205 Nm. Em condução, o que mais se nota, é a disponibilidade do sistema elétrico que é responsável pelo arranque e descarrega todo o binário de uma forma instantânea. Sem dúvida que faz jus ao aspeto desportivo, especialmente de semáforo a semáforo. E como estamos a falar de uma deslocação em cidade, uma agradável surpresa foram os consumos registados de 5.6l/100km em transito intenso e atendendo a que se trata de motor 1.6 litros.
A transmissão encontra-se encarregue a uma caixa de velocidades automática, na qual proporciona uma experiência muito suave e entrega de potência continua.
Como se trata de um híbrido convencional (não necessitando de carregar numa tomada), por vezes a rotação do motor não é acompanhada da velocidade a que nos deslocamos, isto porque, o sistema faz a gestão da energia da bateria do sistema híbrido. O resultado e que possa existir uma ligeira hesitação, quando necessitamos de subir a velocidade repentinamente, numa ultrapassagem por exemplo, pois o sistema tenta tirar o máximo de proveito do motor a gasolina.
O chassis é fantástico, aliado a uma suspensões/afinações mais desportivas faz com que a inserção em curva seja fácil, rápida e previsível. A direção comunicativa tem a taragem correta dando o feedback e a precisão para o prazer de condução.
O reverso da medalha das afinações mais condizente com o emblema “Alpine”, pode ser um pequeno saltitar em piso muito degradado, mas que não belisca o conforto.
Este não é um modelo desportivo de raiz, mas sim um utilitário que foi aprimorado pela Alpine e, por essa razão temos de ter consciência que por vezes podemos ter expectativas mais elevadas, como a sonoridade do motor, ou melhores performances quando se esgota a energia da bateria.
Interior
O interior, também se “respira” Alpine, com os bancos dianteiros com excelente apoio lateral e logotipo bordado, volante específico desta versão, soleiras das portas com inscrição a condizer, assim como, pequenos pormenores como a bandeira francesa no extremo do tablier e os cintos com um rebordo a azul tudo alusivo à Alpine.
Comum à restante gama Clio está o painel de instrumentos TFT digital de 7,0 polegadas com muita informação de apoio a condução e também do sistema híbrido. Em complemento, existe um ecrã tátil de 9.3’’ exclusivo da versão Esprit Alpine que se destaca a meio do tablier. Este, ecrã agrega o sistema de info entretenimento e toda a informação do automóvel mais completa, para além da navegação e do sistema de áudio. Este último elemento foi reforçado com a introdução de colunas e amplificador desenvolvido da Bose que proporciona uma experiência ótima.
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Ainda no plano tecnológico, referencia para a compatibilidade sem fios do Android Auto e Apple CarPlay, um elemento fundamental nos dias de hoje, assim como o sistema de carregamento de telemóvel por indução.
Ao contrário de alguns concorrentes, que têm os seus controlos escondidos no software do ecrã tátil, o Clio tem botões e mostradores físicos, incluindo um sistema de climatização com pequenos mostradores digitais integrados.
Para ajudar ao estacionamento, a camara 360º ajuda a preservar a integridade das jantes quando estacionamos ou ajuda-nos nas manobras quando o espaço é mais exíguo.
No interior, o espaço a bordo é amplo nos lugares da frente, com vários espaços de arrumação, se bem que a consola central possui um formato estreito, mas profundo. Para os passageiros traseiros, estando a falar de um utilitário, é menor, contudo, sentamos mais 2 adultos de forma confortável. A bagageira com o sistema E-tech perde cerca de 90 litros de capacidade, totalizando 301 litros…suficiente para as atividades quotidianas.
Preço
O Renault Clio 1.6 E-Tech inicia-se nos 28.200€, contudo a versão ensaiada ascende aos 31.276€ dado o nível de equipamento. É o valor a pagar por um modelo compacto, mais exclusivo, desportivo e muito bem equipado.
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