A DS apresentou em Portugal o seu mais recente protótipo, o E-Tense Performance.
Este veículo 100% elétrico, concebido com base na experiência adquirida na Fórmula E, tem como grande objetivo ser um laboratório para os futuros veículos do dia a dia da DS, que segundo a marca serão exclusivamente 100% elétricos.
Desde o seu lançamento, em 2014, que a DS Automobiles tem colocado a eletrificação no centro da sua estratégia e foi por essa razão que se tornou o primeiro construtor a participar num campeonato 100% elétrico (Fórmula E). Esta participação acabou por suportar o seu trabalho de investigação e desenvolvimento para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo, desde 2019, uma gama 100% eletrificada.
Nessa estratégia, a bateria é um dos elementos fundamentais. Assim, o desenvolvimento preconizado pela DS Performance em parceria com a TotalEnergies e a Saft, concretizou-se numa bateria compacta que esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, algo diferenciador face às tecnologias atuais. E que permitem fases de aceleração e de regeneração até um máximo de 600 kW, bem como, uma opção muito eficaz na sua utilização nas futuras gerações de modelos de série DS.
Regressando ao protótipo, este assenta numa estrutura monocoque em carbono, com dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 cv de potência e a um binário de 8.000 Nm transmitido às quatro rodas.
Ainda que, fisicamente, o DS E-Tense Performance mantenha um sistema de travagem tradicional com discos e pastilhas, apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem.
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Em termos estéticos, este protótipo revela uma nova secção frontal, onde se destaca o logótipo da DS Automobiles com um efeito tridimensional.
Lateralmente, surgem novas e exuberantes luzes diurnas (compostas por 800 LED) que garantem uma ampla extensão da iluminação. Os faróis foram substituídos por duas câmaras.
Para imprimir ainda maior exclusividade a este protótipo, foi introduzida uma cor de interferência com efeito de besouro. Ou seja, dependendo das condições exteriores e do ângulo a partir do qual é visto, a perceção da cor muda e dá um efeito de contraste impressionante com as superfícies em preto brilhante que se estendem até ao capô. O design das jantes de 21 polegadas reforçam o espírito desportivo.
Já no interior destaque para os bancos do tipo baquet e para o volante de Fórmula E. O conforto e a atenção ao detalhe também surgem como um todo desde as inserções especiais em couro preto, terminando num sistema de som FOCAL Utopia, estreando um par de colunas Scala Utopia Evo exclusivas, nas cores do protótipo.
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