A SunEnergy instalou um hub de carregamento em Leiria. Este conjunto de Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) é uma nova área de negócio deste especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol.
A este primeiro hub instalado pela SunEnergy em Leiria, seguem-se seis outros, a serem abertos nas próximas semanas. Os locais serão Guimarães, Matosinhos, Viseu, Coimbra, Loures e Loulé.
Cada hub é constituído por nove PCVE. Um de 150 kW (posto de carregamento ultra-rápido, que carrega 80% de uma bateria em cerca de 30 minutos), três de 50 kW (posto de carregamento rápido, carrega 80% de uma bateria em cerca de hora e meia) e cinco de 22 kW (posto de carregamento normal, carrega 80% de uma bateria em cerca de três horas e meia).
Estes hubs foram colocados a concurso pela Mobi.e, tendo a SunEnergy vencido sete dos nove concursos. Concorrem mais de 20 entidades. A empresa indica ter sido selecionada para a construção das infraestruturas, ou seja, incluiu toda a obra civil, a colocação de rede de cabos, a instalação de um monobloco de betão com um posto de transformação de 630 kVA, a instalação dos nove PCVE em cada hub, a sua colocação em funcionamento. Também o seu licenciamento junto da Direção-Geral de Energia e Geologia foi assegurado pela SunEnergy.

“Primeiro passo na mobilidade elétrica”
Estes sete hubs são o primeiro passo relevante da Sunenergy na mobilidade elétrica. Raul Santos, fundador e CEO da empresa, explica, citado em comunicado, que esta é “uma nova área de negócio da empresa, que se junta aos painéis solares, a sua principal atividade e que faz todo o sentido, enquanto empresa posicionada no setor das energias limpas”.
As viaturas recarregáveis estão em franco crescimento de vendas em Portugal e na Europa. Nesse sentido, os postos de carregamento público são uma ferramenta importante no processo de eletrificação automóvel.
Comentários