O Aston Martin Vantage, produzido pela marca britânica há 74 anos, é uma referência. Em 2021, a designação Vantage foi ainda mais divulgada, quando se juntou à F1 como Safety Car, a par do Mercedes-AMG GT. Nascido em 2017, esta geração, não tinha sido alvo de nenhuma atualização, pelo que os engenheiros, aprimoraram ainda mais o design, tornando mais desportivo, e para acompanhar o visual, a mecânica proveniente da AMG foi revista profundamente.
O resultado, motor V8 4.0 bi turbo foi melhorado proporcionando agora uns impressionantes 665 cv e 800 Nm de binário, ou seja, mais 155 cv e 115 Nm que a versão atual. Estes valores apresentam-se como rivais do Porsche 911 Turbo S (-15 cv)…contudo a eficácia do Porsche ainda se mantem, uma vez que o novo Vantage é tração traseira (vs a do Porsche que é integral) e uma caixa de 8 velocidades da ZF sem dupla embraiagem.
Dito isto, o novo Vantage cumpre os 0-100 km/h em apenas 3.4 segundos e atinge uma velocidade máximo de 3.4 segundos.
Para chegar a estes números, a Aston Martin adicionou turbos de maiores dimensões, novas arvores de cames, aumentou a taxa de compressão e melhorou a refrigeração a todos os níveis (agua e óleo).
O chassis para acompanhar o incremento de potência teve uma rigidez aumentada, com o reposicionou as travessas dianteiras e reforços em determinados pontos. Além disso, há uma nova afinação na direção, novos modos de condução, assistência à condução aprimorado, jantes de 21 polegadas, pneus específicos da Michelin e amortecedores adaptativos Bilstein DTX.
O novo Aston Martin Vantage ficou 3 centímetros mais largo e teve a maior alteração na nova frente. A grelha foi aberta para permitir um aumento no fluxo de ar em 29%. O para-choque também recebeu outras entradas de refrigeração. Os novos faróis Matrix LED apresentam uma nova assinatura nas luzes de diurnas.
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Os puxadores das portas são novos e as molduras dos espelhos retrovisores foram simplesmente eliminados. O para-choque traseiro, por outro lado, possui aberturas laterais e 4 saídas de escape de maior diâmetro por onde sai a “voz mais grossa” deste V8 bi turbo.
Já no interior, conta com uns novos bancos mais desportivos mas ao mesmo tempo mais confortáveis e uma nova consola central. A atualização contempla um novo ecrã de 10,25” dedicado ao info entretenimento. A Aston Martin incluiu um sistema de som Surround desenvolvido pela QuantumLogic. Mas para os mais exigentes, existe uma opção da Bowers & Wilkins tem 15 altifalantes e 1170 W de potência.
Previsto entrar em comercialização no 2º trimestre, com preços a revelar mais próximo da data de lançamento.
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