O mercado automóvel está em estagnação. As vendas portuguesas (todos os segmentos) foram de 56 992 unidades entre janeiro e abril de 2022, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Isso representa um volume em linha (-0,7%) com o período homólogo do ano passado, mas uma quebra de 39,6% em relação a 2019, ainda antes da pandemia.
Em abril de 2022 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 14 156 veículos automóveis. Esse volume é 19,9% inferior ao mesmo mês de 2021. Já em relação a abril de 2019 a queda é de 41,4%.
Peugeot lidera
Nos automóveis ligeiros de passageiros, abril representou uma descida de 16,1% em relação ao mesmo mês de 2021, para 12 420 matrículas. A comparação com março de 2019 regista um decréscimo de 41,2%.

De janeiro a abril de 2022 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros mostram estagnação ao totalizarem 47 191 unidades, mais 2,9% do que há um ano. Quando comparado com o mesmo período de 2019, há uma queda de 41,2%. A Peugeot lidera destacada o ranking quadrimestral de vendas de ligeiros de passageiros, com 5673 unidades (-9,5%). Seguem-se Toyota, com 3585 matrículas (+62,1%) – o maior crescimento entre as marcas mais vendidas – , e BMW, com 3447 viaturas (-9,2%).
Destaque para no primeiro trimestre de 2022 para a manutenção da tendência de crescimento das viaturas movidas a energias alternativas (+39%), em particular os híbridos e elétricos. O aumento dos veículos 100% elétricos em março ascendeu a 88,1%.
Comerciais ligeiros mantêm descida
O mercado de ligeiros de mercadorias registou, em março uma queda de 39,6% face ao mês homólogo do ano de 2021, situando-se em 1736 unidades matriculadas. Face ao pré-pandemia verifica-se uma queda de 45%.
Em termos acumulados, o mercado atingiu 8164 unidades, o que representou um decréscimo de 17,9% face a 2021, indica a ACAP. Em comparação com o acumulado de janeiro a abril de 2019 o mercado de ligeiros de mercadorias registou um decréscimo de 31,3%.
A Peugeot liderou o mercado de comerciais ligeiros no primeiro quadrimestre, com 1562 matrículas (-12,5%). A Citroën foi a vice-líder, com 1077 unidades (-19,4%) e a Toyota fechou o pódio, com 958 matrículas (+19,6%).
Pesados crescem
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em abril de 2022 verificou-se um decréscimo de 15,7% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 360 veículos desta categoria.
De janeiro a abril de 2022 as matrículas desta categoria totalizaram 1637 unidades, o que representou uma estagnação (+0,1%) do mercado relativamente ao mesmo período de 2021. Em comparação com o primeiro quadrimestre de 2019 há uma queda de 11%.
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