O parque circulante português cresceu acima da média europeia. De acordo com o relatório “Veículos em Utilização” da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), a frota automóvel portuguesa cresceu 1,8% em 2020, para 5,3 milhões de veículos. O parque circulante na Europa era, no fim de 2020, de 246,3 milhões, mais 1,2% do que em 2019.
O maior crescimento verificou-se na Roménia (+5,4%) e na Eslováquia (+5,1%), enquanto a frota automóvel francesa diminuiu ligeiramente (-0,3%). A União Europeia (UE) conta com 560 automóveis de passageiros e 81 veículos comerciais por mil habitantes. O Luxemburgo tem a maior densidade (696 por mil pessoas), seguindo-se por Itália (666). Em contrapartida, a densidade mais baixa para automóveis (353) e veículos comerciais (40) encontra-se na Letónia. Portugal está a aumentar a sua taxa de motorização todos os anos (em 2020 tinha 515 veículos por mil habitantes).
Os automóveis de passageiros da UE têm agora, em média, 11,8 anos. A Lituânia e a Roménia têm as frotas de automóveis mais antigas, com veículos com quase 17 anos. Os automóveis de passageiros mais recentes encontram-se no Luxemburgo (6,7 anos). No nosso país, a idade média dos automóveis é de 13,2 anos, com 3,3 milhões de automóveis com menos de 10 anos.
Energias alternativas são 5,3% da frota
Os automóveis de passageiros com motor movido a energias alternativas ainda representam apenas 5,3% da frota total de automóveis da EU, apesar do crescimento de vendas observado nos últimos tempos. Com efeito, os automóveis elétricos a bateria e os híbridos plug-in representam apenas 0,5% e 0,6% da frota. Os híbridos elétricos representam 1,2% de todos os automóveis ligeiros de passageiros nas estradas da UE. Em Portugal, esse rácio é de 0,5%, 0,6% e 1,1%, respetivamente.
A edição de 2022 do relatório “Veículos em uso” abrange os 27 Estados-membros da União Europeia, além dos países da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça) e Rússia, Turquia e Reino Unido.
Pode consultá-lo na íntegra aqui.
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