A União Europeia aprovou o fim de motores a combustão em 2035. O Parlamento Europeu de luz verde à proposta da Comissão Europeia (apresentada em julho de 2021) de proibir a comercialização de veículos com motor a combustão (mesmo que plug-in) a partir de 2035. Em discussão estava também a redução em 55% as emissões de CO2 em 2030, face aos valores de 2021. Trata-se de um limite bastante mais apertados do que os atuais 37%. Porém, essa proposta foi chumbada pelos 27 países da União Europeia.
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A proibição de venda de veículos como motor a combustão em 2035 significa que a Europa comunitária acabará por completo (ou perto disso) a com circulação de viaturas com motores de combustão em 2050. Isto porque, na União Europeia, um veículo tem um tempo médio de vida de 15 anos. Ou seja, a medida garantirá, como está previsto, que apenas circularão veículos 100% elétricos a partir dessa data nas estradas da UE.

A eletrificação já é, refira-se, uma tendência do mercado. Os elétricos alcançaram 10% de quota na Europa. Os dados da Jato Dynamics para 28 mercados europeus (entre os quais Portugal) revelam que foi registado um total de 1 205 387 de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos em 2021. Isso é mais 63% do que as 739 329 unidades de 2020 e 3,4 vezes maior que o total de 2019.
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