
O novo Porsche 911 GT3 RS traz para a estrada o melhor que a casa de Estugarda desenvolveu em pista, com o GT3 R. Desde o bloco boxer de 4.0 litros de 525 cv, passando por uma carroçaria de baixo peso (pesa apenas 1 450 kg), seguindo para questões como a aerodinâmica ou sistemas de refrigeração, este RS promete dar que falar.
No motor de 4.0 litros, o sistema de admissão e o “rigid valve drive” também vieram diretamente das pistas. A caixa de velocidades Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete relações apresenta um escalonamento ainda mais curto que o 911 GT3. Cumpre os clássicos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e anuncia uma velocidade máxima de 296 km/h.
Entre os três modos de condução: “Normal”, “Sport” e “Track”, destaque para este último, onde as configurações básicas podem ser ajustadas de forma individual, como o ressalto e compressão do amortecedor dos eixos dianteiro e traseiro ou o diferencial traseiro através de um comando rotativo no volante.
Dinâmica à prova

O aumento da performance passa pela adoção de um radiador central de grandes dimensões, montado na dianteira do veículo, posicionado no local onde, nos restantes modelos 911, se encontra a bagageira o que permite, ainda, utilizar o espaço livre, nas laterais, para integrar elementos aerodinâmicos ativos.
Soluções ajustáveis tanto na dianteira com na asa traseira proporcionam 409 kg de downforce a uma velocidade de 200 km/h. Isto é, o novo 911 GT3 RS consegue gerar duas vezes mais downforce do que o antecessor da geração 991 e três vezes mais do que um 911 GT3 atual. A uma velocidade de 285 km/h, chega aos 860 kg de downforce.
Veja ainda: Bridgestone apresenta novo pneu semi-slick Potenza Race
Conta também com um “drag reduction system” (DRS), que permite baixar a resistência e velocidades mais elevadas, tão necessário nas retas dos circuitos. Em contrapartida possui uma função “airbrake”, que pode ser ativada durante as travagens de emergência, a altas velocidades. Os elementos aerodinâmicos na dianteira e traseira são regulados ao máximo, o que permite criar um efeito de desaceleração aerodinâmica que apoia significativamente a travagem.
No trem dianteiro recorre a discos de travão com 408 mm de diâmetro e pinças monobloco em alumínio com 6 êmbolos. Por seu lado, o eixo traseiro é equipado com discos de 380 mm e pinças fixas de 4 êmbolos. O sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), disponível como opcional, conta com discos de 410 mm no eixo dianteiro e 390 mm no eixo traseiro.

Um dos pontos que mais se destaca no 911 GT3 RS é a asa traseira, de dimensões generosas, com suporte “swan neck”. Esta é constituída por uma asa principal fixa e uma asa superior, esta segunda com ajuste hidráulico. Pela primeira vez, num automóvel de produção da Porsche, a extremidade superior da asa traseira encontra-se num nível mais alto do que o tejadilho. Para além disso, a dianteira do 911 GT3 RS já não tem uma asa, mas sim um splitter que divide o fluxo por cima e por baixo de si mesmo. Por seu lado, as sideblades laterais direcionam com precisão o ar em direção ao exterior. A passagem de ar nos guarda-lamas dianteiros é feita através de aberturas que começam no splitter dianteiro.
O ar que passa pelo radiador central flui através das aberturas pronunciadas no capot. As aletas do tejadilho direcionam o ar em direção ao exterior, garantindo uma redução da temperatura do ar que chega à traseira. As aberturas nos painéis laterais traseiros apenas melhoram a aerodinâmica e não são utilizadas para admissão de ar.
A suspensão também foi adaptada às exigências. Uma vez que os guarda-lamas do novo 911 GT3 RS estão sujeitos a poderosos fluxos de ar, os componentes do eixo dianteiro de triângulos duplos são concebidos com perfis em forma de lágrima. Para otimizar o equilíbrio entre os eixos, mesmo em travagens a alta velocidade, os engenheiros reduziram significativamente o “afundar” da dianteira durante a travagem. No novo 911 GT3 RS, a articulação esférica frontal do braço de suspensão inferior foi colocada num ponto mais abaixo no eixo dianteiro. O eixo traseiro multibraços foi ajustado com taxas de compressão das molas modificadas. Os sistemas de assistência ao condutor e o eixo traseiro direcional também contam com uma configuração ainda mais dinâmica.
Como todos os sonhos têm o seu preço o 911 GT3 RS está disponível, por encomenda, no mercado português a partir de 291 833 euros.

Comentários