A Tesla divulgou um vídeo de 3 minutos, da sua fábrica europeia, situada em Berlim, apelidada de Gigafactory. Construída entre 2019 e 2021, esta unidade tem capacidade de produzir o Model Y e o Model 3. Representando um investimento de 5 biliões de Euros, dispersos por 3000 m2, podem produzir-se cerca de 500.000 unidades/ano na sua capacidade máxima, contudo, no arranque, devem de sair das linhas de produção 250.000 teslas/ano.
Ao longo do vídeo filmado por um drone (que foi muito bem pilotado), podemos ver a área da estampagem de peças da carroçaria, com prensas de grandes dimensões para moldar folhas de aço e alumínio. Estas, têm como objetivo a produção de grandes peças, com uma elevada superfície, evitando a necessidade de produção e soldagem de várias de menor dimensão. Para além de acelerar o processo, o construtor alega uma construção mais sustentável.
De seguida, passamos a ver uma unidade de fundição em alumínio, na qual se produz parte das carcaças e peças do chassis. “Voando” para a secção seguinte onde vemos os robots de soldadura a juntarem as peças e dar forma ao Tesla.
Os primeiros colaboradores, dos mais de 8000 que compõem a força laboral, surgem no controlo da carroçaria. Posteriormente o chassis e peças de carroçaria são transportados até à pintura, uma secção praticamente isenta de intervenção humana e certamente com um ambiente muito controlado para a qualidade do resultado final.
Posteriormente a montagem. Desde a motorização, peças de carroçaria, bateria, interior, etc, esta é secção onde mais mão de obra existe, culminando com a inspeção e o Tesla pronto a ser entregue.
Na Gigafactory também se produz as baterias, contudo o construtor americano não revelou imagens, de qualquer forma, são 3 minutos muito didáticos.
Comentários