As vendas europeias de veículos comerciais caíram. A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revela que os registos na União Europeia (UE) caíram 11,1% em janeiro face ao ano passado, para 125 292 unidades. Esta queda foi resultado principalmente de uma queda nas vendas de veículos comerciais ligeiros.
As vendas de veículos comerciais caíram em janeiro na maioria dos países. Três dos quatro maiores mercados da região venderam menos do que em janeiro de 2021. Espanha registou a queda mais acentuada (-20,1%), seguida da França (-17,0%) e da Alemanha (-3,1%). Itália, no entanto, teve vendas ao nível de janeiro de 2021. Em Portugal, o cenário foi de crescimento (+10,5), para 6 858 unidades.
Comerciais ligeiros com descida mais forte
Durante o primeiro mês do ano, a procura de veículos comerciais ligeiros diminuiu 14,2% em toda a UE, atingindo 99 461 veículos. Olhando para os quatro principais mercados, a Itália foi o único que registou um crescimento (+1,1%). Espanha e França sofreram perdas de dois dígitos (-27,2% e -18,9%, respetivamente). Já a Alemanha teve um declínio modesto (-1,7%). Portugal decresceu 9,7%, para 1894 veículos comerciais ligeiros.
2020 de crescimento inglório
A quebra em janeiro segue-se a um aumento inglório das vendas de veículos comerciais na (UE em 2021. Com efeito, a ACEA registou uma subida de 9,6% , para 1 880 682 unidades, mas que esta se deveu, sobretudo, à baixa base de comparação do primeiro semestre de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
De facto, não só a procura de veículos comerciais na Europa caiu no último mês do ano passado como o volume total de 2021 ficou “2,1 milhões de unidades abaixo” do registado em 2019, segundo a ACEA. Aguardemos, então, pelos próximos meses para ver qual a evolução do mercado, porque o cenário é de incerteza e a crise dos semicondutores está a ter resolução lenta.
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