A Triumph acaba de revelar as novidades na família Tiger 1200 para 2024. Este “agregado” maxitrail, composto pela Tiger 1200 GT Pro, GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer, apresentam-se com melhorias tanto no bloco tricilíndrico T- Plane, como em matéria de conforto, ergonomia e ainda na paleta de cores.
A motorização de 1160 cc passa a oferecer uma experiência de condução ainda mais refinada e um controlo superior a baixas velocidades, mantendo, porém, todo o carácter do motor T-Plane. A ordem de trabalhos da equipa técnica realizou intervenções na cambota, no rotor do alternador e no veio de equilíbrio – para aumentar a inércia do motor -, além de certos ajustes associados à calibração deste conjunto. Medidas que se traduzem numa entrega de binário mais suave e preciso a baixas rotações.
Em matéria de conforto de utilização, o guiador e as torres anti-vibração já com provas dadas nos modelos Explorer, foram agora introduzidos nas variantes GT Pro e Rally Pro.
O banco do condutor foi redesenhado e apresenta um perfil mais plano, proporcionando mais espaço ao condutor e ajudando a reduzir a fadiga em viagens mais longas. O banco baixo, disponível como opcional, permite reduzir a posição em 20 mm e também foi redesenhado para ser significativamente mais confortável. Além disso, foi incorporada uma alavanca de embraiagem mais longa, que oferece maior folga para os dedos do condutor e aumenta o conforto, especialmente em viagens mais longas.
Nos modelos Tiger 1200 GT Pro e GT Explorer, a Triumph aumentou a distância ao solo em curva, elevando a posição dos poisa-pés e reposicionando-os mais perto do eixo da moto. Enquanto isso, o novo recurso de ajuste eletrónico de altura, permite reduzir a pré-carga na suspensão traseira quando a moto diminui a velocidade para parar, baixando a altura do banco traseiro, até 20 mm para facilitar um melhor apoio dos pés no chão. Este mecanismo é ativado através do botão ‘Home’, no punho direito.
Os modelos Tiger 1200 GT Pro e a GT Explorer, concebidos especialmente para aventuras de estrada, estão agora disponíveis num atraente Carnival Red, para além dos anteriores esquemas de cores Snowdonia White e Sapphire Black. Por seu lado, a Tiger 1200 Rally Pro e a Rally Explorer, perfeitas para aventuras todo-o-terreno, estarão disponíveis nos novos esquemas de cores Matt Sandstorm e Jet Black, juntando-se ao já popular Matt Khaki.
A garantia de fábrica é de quatro anos, sem limite de quilometragem e os intervalos de manutenção foram alargados para 16 000 km ou 1 ano, mediante o que ocorrer primeiro.
Modelos e preços
Nova Tiger 1200 GT Pro, disponível em março de 2024 a partir de 22.095€
Nova Tiger 1200 GT Explorer, disponível em março de 2024 a partir de 23.795€
Nova Tiger 1200 Rally Pro, disponível em março de 2024 a partir de 23.195€
Nova Tiger 1200 Rally Explorer, disponível em março de 2024 a partir de 24.795€
Tiger 1200 Rally Pro 2023, a partir de 22.995€ (Promoção -2.500€)*
Tiger 1200 Rally Explorer 2023, a partir de 24.595€ (Promoção -2.500€)*
Comentários