Novo Toyota AYGO X, o pequenino que cresceu em todos os sentidos
O novo Toyota AYGO X cresceu, em todos os sentidos…em tamanho, no nome – com um acréscimo de um X que se lê Cross – na melhoria da qualidade interior, no equipamento e inevitavelmente no preço também…mas a proposta da Toyota para um segmento A distingue-se da concorrência!
O novo crossover urbano é o modelo de entrada na gama Toyota, contando com uma carroçaria mais elevada, ideal para a melhor acessibilidade e visibilidade e, por outro, com dimensões compactas, apesar de ter crescido em todas as direções face a versão anterior. Assim o espaço interior aumentou, mas mantendo a facilidade de estacionamento, típico dos modelos mais citadinos. Um dos elementos estéticos que mais no chamou atenção foram as jantes de 18 polegadas pouco comuns neste segmento, apesar da largura dos pneus de 165 mm…fez-me lembrar o BMW i3…
No curto test drive que realizamos na cidade do Porto, podemos confirmar os atributos do motor a gasolina, 1.0 de 3 cilindros, que debita 72 CV e um binário de 93 Nm, a única motorização disponível na nova gama Toyota AYGO X, contrariando a tendência dos híbridos e elétricos neste segmento. À primeira vista os números não impressionam, mas é enérgico e para um modelo que pesa um pouco mais de 1000 kg, proporciona uma boa desenvoltura em cidade. A transmissão pode ser man
ual ou robotizada, sendo que a manual de 5 velocidades possui as mesmas características da anterior geração, ou seja, relações bastante longas.
Em termos de economia, a Toyota anuncia 4.8l/100 kms no ciclo combinado e, acreditando que o motor foi melhorado, os consumos reais não devem de andar longe. Infelizmente não conseguimos comprovar uma vez que o percurso era curto, muito transito, e dada a jovialidade dos modelos em causa, que apenas marcavam 13 quilómetros no painel, não reuniam as condições ideais.
Sem dúvida que a Toyota desenvolveu este carro como algo totalmente novo e muito “elevado” como apregoou o Marketing #elevadoati, em detrimento de algo muito simples e económico como na anterior geração.
O novo AYGO X cresceu de forma significativa com a utilização da plataforma do Yaris, um design arrojado e linhas marcantes – afinal o aspeto é o primeiro fator de avaliação – recheado de tecnologia, com equipamentos pouco comuns para o segmento A, como wireless charging para o telemóvel, sistema de navegação, AppeCar Play e Andorid Auto, faróis em led, claro está que depende da versão escolhida, porém tudo tem um preço…o gama do Toyota AYGO X inicia-se nos 17.300€ um valor que poderá deixar muitos a pensar se o Toyota Yaris poderá ser uma opção, contudo, a novidade e o design podem ser favores decisivos para o sucesso do AYGO X.
Aqui fica a gama do novo Toyota AYGO X:
Aygo X play 1.0 | 17.294,67 € |
Aygo X pulse 1.0 MT | 18.174,67 € |
Aygo X pulse 1.0 CVT | 19.324,67 € |
Aygo X envy 1.0 | 21.404,67 € |
Aygo X Limited 1.0 | 21.584,67 € |
Comentários