O Lexus RZ 450e é um SUV elétrico elegante, premium, um modelo com os pergaminhos da marca japonesa. O novo RZ450e é a alternativa aos modelos híbridos e híbridos plug-in da Lexus, pois este modelo marca a primeira incursão pelos 100% elétrico da marca.
Requinte interior
Destacando-se pelo interior, onde a versão ensaiada a Luxury contempla um interior em pele sintética, ao estilo camurça e plásticos pretos brilhantes são rematados por alguns frisos cromados que enaltecem o luxo a bordo. Os bancos dianteiros, com memoria, são extremamente confortáveis e com múltiplos ajustes. Para reforçar o conforto, ambos tem ventilação e aquecimento. Na parte traseira o espaço é bastante amplo e luminoso, graças a luz natural proveniente do teto panorâmico. Um pormenor, o teto não possui uma cortina tradicional, mas sim um sistema eletronico que com um toque de um botão torna-se opaco, a tecnologia ao vir ao de cima.
As portas possuem o sistema de abertura e-latch sempre que pressionar para abrir uma porta, o sistema monitoriza se algum obstáculo (peão, bicicleta, automóvel, ou outro perigo) se encontra em risco de colisão e evita a abertura da porta.
O portão da bagageira com abertura elétrica, como seria de esperar, dá acesso ao compartimento que possui 552 litros de capacidade.
Atenção ao detalhe
A Lexus sempre foi pautada pelo refinamento, tranquilidade a bordo, e neste momento, sem o ruído proveniente do motor, é um dos modelos mais silenciosos que já conduzimos. Até o fechar das janelas possui um sistema de 2 velocidades que ao chegar ao extremo, abranda a velocidade do vidro para um fechar mais suave.
Dinâmica
Em termos dinâmicos, o novo Lexus RZ450e Direct4 possui tração as 4 rodas o que confere uma segurança e apuro dinâmico. As suspensões são firmes, o que faz com que o RZ não adorne em curva, mas que ao mesmo tempo não chega ao nível desconfortável. Um bom compromisso tendo em conta que estamos perante um modelo com mais de 2 toneladas de peso.
O Lexus RX450e possui dois motores elétricos que totalizam 313 CV. Para acumular toda a energia necessária para alimentar os motores elétricos encontra-se instalada uma bateira de 71.4 kWh. Algo que constatamos é que o consumo real ronda em média de 20 kWh/100km, ou seja, a bateria permite percorrer cerca de 300 quilómetros sem qualquer carregamento. Este modelo foi desenvolvido para famílias que não façam grandes viagens frequentemente, e que, privilegiam a cidade acima de tudo. Caso necessite de fazer uma viagem um pouco mais longa, o Lexus permite carregamentos rápidos até 150 kW/h, um valor muitíssimo bom! Haja carregadores…
A condução em cidade é relaxada graças à direção leve, as camaras 360º, e toda a tecnologia presente (navegação, carregador sem fios, headup display, android auto e apple car play, várias configurações do painel de instrumentos, etc) ajudam a que este modelo de 4,80 de comprimento a enfrentar o caótico transito citadino, mas em tranquilidade.
Veja também: Verdadeiro topo da Hyundai – Ioniq6
No volante encontramos vários comandos que dependendo do menu em que estamos controla diferentes funções, por exemplo, se o telefone tocar os botões permitem atender ou rejeitar, contudo se estivermos a ouvir música os mesmos botões servem para avançar ou retroceder a música. Tudo é indicado no Head up display de dimensões generosas. Este sistema é muito pratico, contudo, nos primeiros tempos requer habituação.
No interior destaque para o ecrã central de 14 polegadas, que permite configurar quase tudo. Contudo, os botões físicos permanecem para controlar o sistema de climatização, o que é sempre uma mais-valia.
Exteriormente, o design Lexus bem patente quer na assinatura luminosa na frente, com a luzes de condução diurna com o “visto” da Lexus, assim como na traseira em que uma barra luminosa percorre toda a largura do carro.
Na frente o para choques é mais fechado, assim obriga a aerodinâmica, torna um desing um pouco básico, na minha opinião…faz falta a grelha conhecida dos outros modelos da marca com motorizações híbridas.
A versão de entrada do RZ 450e custa 81.356,40€ mas a versão ensaiada atinge os 87,805.20€ no equipamento Luxury.
Comentários