Conduzir no gelo ou neve pode ser um verdadeiro desafio, uma vez que ou não sabemos o que fazer se o nosso carro derrapar, ou não gerimos bem os nossos nervos durante a situação. Fique com algumas dicas que o podem ajudar.
A condução preventiva, antecipando qualquer eventualidade, é a forma mais segura de conduzir nestas condições, assim um lema importante quanto mais suave e calmo for nas reações melhor! Antes de partir para o destino, confira também o tempo que vai encontrar.
Aumente a distância de segurança.
Tenham em mente que em condições normais e asfalto seco, o espaço de travagem em média de um veículo que viaja a 90 km/h é de 57 metros. Se chover, esse espaço aumenta para 89 metros, e se houver gelo/neve na estrada, a distância será multiplicada por 10. Portanto, aumente esta distância, e reduza a velocidade uma vez que o comportamento do nosso veículo é desconhecido.
Evitar movimentos bruscos
Quanto mais suave for nas indicações que dá ao carro, seja ela na direção, aceleração ou travagem maior a probabilidade de controlar o carro. Utilize a caixa de velocidades com as relações mais altas possíveis.
Pneus com bastante piso
Para além da nossa habilidade com o volante e das precauções que tomamos ao conduzir, há um fator fundamental quando conduzimos em pisos de baixa aderência, os pneus. Seja em chuva, gelo ou neve, se estiverem em más condições, todos os elementos anteriores são em vão. Os pneus são o único elemento que mantem o contacto com o chão.
Comentários